Vestibular Etec 2021 – o que é, cursos ofertados, inscrições, provas e resultado

Vestibular Etec 2021 – o que é, cursos ofertados, inscrições, provas e resultado

Artigo revisado em 15 de outubro de 2020

Vestibular ETEC é a designação dada às escolas técnicas que oferecem o ensino médio e técnico integrado. As ETECs são as escolas de ensino técnico do estado, designamos aqui as ETECs do estado de São Paulo. Estas escolas oferecem o ensino médio e técnico integrados. São escolas que oferecem ensino e assistência de qualidade ao estudante.

São mantidas pelo estado de São Paulo, mastêm parceria com o Centro Paula Souza, e atualmenteestão distribuídas por mais de 15 municípios do estado de São Paulo.

Para o estudante entrar em uma ETEC é preciso fazer vestibular e é sobre o vestibular ETEC 2021 que vamos falar nesse artigo.

vestibular ETEC é composto por uma prova, onde são avaliados os conhecimentos básicos e gerais dos candidatos.

Para ser aprovado é preciso obter nota igual ou superior à estabelecida no edital, que varia de acordo com o curso técnico escolhido.

Mas o que é uma ETEC?

vestibular etec

A sigla ETEC é utilizada para representar a Escola Técnica Estadual. São inúmeras ETECs espalhadas pelo estado de São Paulo que oferecem cursos de ensinos técnico, médio e técnico/médio integrados. São escolas mantidas pelo governo do estado de São Paulo e com auxilio de parceiros.

O objetivo destas escolas é formar e qualificar jovens para o mercado de trabalho, sem a necessidade de um curso universitário. São jovens que estão cursando ou vão iniciar o ensino médio.

O proposito destas instituições é fazer com que o jovem ao terminar o ensino médio já saia direto para o mercado de trabalho diminuindo assim o número de pessoas na informalidade e desempregadas.

No entanto, não são apenas os estudantes do ensino médio que podem fazer ETEC mas outras pessoas que já fizeram o ensino médio e que desejem adquirir uma formação, isto é, aprender algo que já tenha uma aplicação imediata, como técnico em contabilidade, cabeleireiro e técnico em informática.

Principais Cursos oferecidos pela ETEC

Etec presidente vargas

São diversos cursos oferecidos pelas Escolas técnicas espalhadas pelo estado de São Paulo. Veja abaixoos cursos mais procurados nas ETECs:

  • Administração;
  • Meio ambiente;
  • Suporte de informática;
  • Programação de jogos digitais;
  • Farmácia;
  • Design;
  • Processos fotográficos;
  • Paisagismo;
  • Recursos humanos;
  • Comunicação visual;
  • Informática;
  • Rede de computadores;
  • Secretariado;
  • Técnico em enfermagem;
  • Automação visual;
  • Mecatrônica.

Além dos cursos técnicos em nível médio são oferecidos também cursos profissionalizantes rápidos, ou cursos de curta duração, para ajudar a qualificação da mão de obra local.

Vestibular ETEC 2021 Requisitos para as Inscrições

unidade etec são paulo

Os candidatos interessados devem procurar uma unidade da ETEC mais próxima da sua residência, diante disto, conhecer os cursos e decidir pela inscrição naquele que for mais adequado a sua aptidão.

Destacamos que para concorrer às vagas, é preciso atender aos requisitos estabelecidos pelo edital, que são designados de acordo com o perfil do candidato e do curso desejado:

  • Para concorrer aos cursos do Ensino Técnico (Presencial, Semipresencial e EAD)

É necessário ter concluído ou estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio.

  • Para o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos)

É preciso já possuir o certificado de conclusão do ensino fundamental e ter idade igual ou superior a 18 anos no ato da realização da matrícula.

  • Para os candidatos que já fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Os candidatos obtiveram nota superior a 450 pontos estes podem escolher um curso e matricular, desde que já tenham certificado ou diploma doe ensino médio.

  • Cursos de Especialização

Para concorrer a estes o estudante deve ter concluído o Ensino Médio, ou médio integral como Ensino Técnico associado ao Curso de Especialização desejado.

Para quem não for aprovado dentro das vagas é possível concorrer às vagas remanescentes de 2º módulo: para isso é necessário que o candidato comprove ter concluído o Ensino Médio, além de já possuir experiência profissional comprovada nas áreas dos respectivos cursos.

Vestibular ETEC 2021 inscrições e prova

inscrição vestibular etec 2021
fazer inscrição

Para inscrever-se no vestibular você deve acessar o site oficial ETEC (Favor clique aqui) e verificar as informações referentes ao processo seletivo que você deseja participar. É no portal da ETEC que você também fará a inscrição.

As inscrições são abertas geralmente no mês de outubro, então o candidato deve ficar atento às datas principalmente porque muitos processos estão suspensos devido a pandemia de Covid-19.

Com a abertura do processo seletivo, o candidato deve no portal da ETEC, preencher o formulário, fornecendo os seus dados pessoais e indicando a unidade da Etec ou Extensão de Etec, o curso e o período ou turno em que pretende estudar.

Outras informações também devem ser preenchidas quando o candidato faz parte de algum Sistema de Pontuação Acrescida, como “afrodescendência” e “escolaridade pública”.

Ao finalizar a inscrição é só emitir o boleto para pagamento da taxa de inscrição. A taxa de inscrição é no valor de R$ 19,00 (dezenove reais)  e deverá ser paga até a data limite destacada no boleto.

Caso o candidato não pague o boleto no prazo ele deve efetuar a inscrição novamente. Após a inscrição você deve aguardar a realização do exame vestibular, que geralmente é realizado no mês de dezembro.

A prova é divida em modalidades. Desta forma, cada curso é uma prova diferente.Os números de questões por prova ficam assim distribuídas:

  • Para a primeira série do Ensino Médio integrada com o curso técnico, a prova contém 50 questões.
  • Para os cursos de especialização e vagas remanescentes, prova é composta por 30 questões.
  • Além disso, os conteúdos são diferentes para cada curso.

O Resultado do vestibular ETEC

ver classificação geral
ver classificação geral

Assim como as demais etapas do vestibular, o candidato dever conferir na área do candidato, no portal da ETEC o resultado de acordo com cronograma.

Quando o resultado é divulgado, o candidato deve clicar no botão Ver classificação geral. Pode ver a lista de desclassificados também.

No entanto, enquanto não sai o resultado definitivo da prova, ao final desta, em até 24 horas o candidato pode conferir o gabarito da sua prova e ter uma noção se ficou na média ou acima da nota de corte.

Após o resultado final, a ETEC divulga o calendário para matrícula e a lista de documentos. Fique atento a todas as fases do processo.

Enfim, favor siga o cronograma previsto para Etec 2021:

  1. Solicitação de redução da taxa de inscrição: Janeiro
  2. Inscrição no vestibulinho etec: Janeiro – Fevereiro
  3. Provas: Fevereiro – Março
  4. Resultado: Abril
  5. Matrículas: Abril

Iremos atualizar as datas exatas assim que o edital for divulgado oficialmente. Fique ligado.

Inep_Oficial

PaginadoParticipante.com é um portal votado para estudantes que quiserem ficar dentre das notícias sobre: Enem, Sisu, Prouni, Fies, Encceja, Fatec, Etec, e muitos mais programas do Governo Federal do país. Não perca a sua chance e faça a inscrição agora. Fique ligado/a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *