Sisu MEC 2021 – como funciona, requisitos e inscrições

Artigo revisado em 10 de setembro de 2020

Uma das maneiras que você pode ingressar numa universidade federal é por meio do Sisu MEC. Ele é um sistema informatizado pertencente ao Ministério da Educação – MEC que visa ajudar estudantes a realizar o sonho de obter uma graduação. Saiba mais como ele funciona e se inscreva!

O Sisu MEC – Sistema de Seleção Unificada é um programa gratuito, de grande concorrência que acontece duas vezes ao ano. Por meio dele, você pode escolher até duas opções de cursos superiores de seu interesse e preferência.

Todo os anos, ele inscreve milhões de estudantes em todo o território nacional. Assim, é destinado a aqueles que fizeram o Enem e que almejam concluir o ensino de graduação. Por isso, se esse for o seu objetivo, então, inscreva-se e torça para ser selecionado.

O processo de seleção é bem simples! Você aguarda o edital ser oficialmente divulgado no site do Portal Sisu MEC, se inscreve e espera o resultado da chamada regular. Caso o seu nome não conste na lista dos selecionados, não se preocupe, pois ainda há a lista de espera.

Agora, se seu nome constar na lista, então, apresentará a documentação na instituição de ensino superior e já realizará a matrícula. Muito mais fácil, rápido e eficiente!

Saiba mais informações de como será o Sisu MEC, quais as etapas dessa seleção, como se inscrever e demais detalhes! Abaixo você terá informações para se preparar com toda segurança!

Sisu MEC – Como funciona?

Sisu MEC 2021

O processo de seleção para ingresso a uma universidade federal é bem simples, porém, um pouco acirrada. Até porque muitos estudantes procuram essa modalidade como foco principal quando fazem o Enem.

Então, é preciso que você tire uma boa nota no Enem a fim de que possa conquistar a vaga. Também a escolha do curso pode ser um item importante a considerar, pois existem os mais e os menos concorridos que influenciam na pré-seleção do candidato.

O sistema de seleção é por meio da nota de corte. Ele filtra os potenciais candidatos que tiraram uma boa nota juntamente com o número de inscritos e vagas no curso. Então, depende de todos esses fatores para ser selecionado.

Para você entender, basicamente, esse programa ocorre nas seguintes etapas:

  • Período de abertura das inscrições
  • Resultado da chamada regular
  • Matrícula para os candidatos selecionados
  • Período de abertura das inscrições para a Lista de espera
  • Resultado da lista de espera
  • Matrícula para os candidatos selecionados na lista de espera
  • Encerramento do processo seletivo

Cada etapa possui um período determinado e, por isso, você não pode perder. É importante que verifique o cronograma a fim de saber de todas as datas.

Sisu MEC – Quais os resquisitos para participar?

Para você fazer parte da seleção Sisu MEC é importante ter estes requisitos:

  • Ter feito o Enem na edição anterior a disputa da vaga
  • Ter atingido a nota acima de 450 pontos, além de não ter zerado na redação

Se você cumpre com essas exigências, então, estará apto a participar de seu processo seletivo!

Como se inscrever no Sisu 2021?

A cada início de semestre há abertura das inscrições e é quando o site disponibiliza essa opção para o público. Então, você deverá aguardar até que apareça no site.

Após isso, deverá informar o seu número de inscrição Enem e senha de acesso para que possa entrar no sistema e ele buscar as suas informações. Nesse momento, você saberá de sua nota Enem e qual a chande de ser selecionado.

Em seguida, informará todos os seus dados pessoais. Depois, escolherá as duas opções de cursos de seu interesse e selecionará a modalidade de concorrência. Por fim, confirmará as suas informações recebendo, assim, uma mensagem que está tudo ok.

Para tirar as suas dúvidas, clique aqui e confira detalhadamente como se inscrever ao Sisu MEC.

Notas de corte

Em meio ao período das inscrições, acontece a nota de corte também. Esse sistema de filtro permite selecionar somente candidatos que obtiveram nota superior a da exigida. Ele não é um resultado exato, apenas uma referência para você saber se tem chance ou não de ser selecionado!

Assim, ele tem aspectos que considera, os quais são:

  • Nota do Enem
  • Número de inscritos no curso escolhido
  • Número de vagas disponíveis para esse curso escolhido

Após o encerramento das inscrições, a nota de corte também encerra. É fundamental acompanhar o sistema durante esse período, pois caso não atenda a exigência de um curso você poderá escolher outro de acordo com o que apresenta de nota do Enem.

Leia mais aqui: Inscrições Sisu 2021

Resultado e matrícula

Essa é uma das etapas mais aguardada de todo o período do programa Sisu MEC. Assim, se você quer saber do resultado, então, deverá acessar o portal e verificar a lista dos selecionados. Caso o seu nome consta, então, apresentará a documentação na instituição federal escolhida.

Após isso, a matrícula é realizada e você já pode comemorar!

Agora, caso não tenha sido escolhida, não se preocupe! Você pode participar da lista de espera mediante o pedido na página do participante!

Que tal? Gostou de saber dessas informações? E como você tem encarado para esse grande dia? Se desejar, compartilhe!

Inep_Oficial

PaginadoParticipante.com é um portal votado para estudantes que quiserem ficar dentre das notícias sobre: Enem, Sisu, Prouni, Fies, Encceja, Fatec, Etec, e muitos mais programas do Governo Federal do país. Não perca a sua chance e faça a inscrição agora. Fique ligado/a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *