Segunda Via FIES

Se você é um estudante que tem o financiamento concedido pelo Fies para fazer o seu curso superior, saiba que você começa a fazer o pagamento após concluir o curso, por isso é importante que saiba como emitir a segunda via Fies e efetuar o pagamento do financiamento em dias.

Fies MEC

O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies é um programa criado pelo governo federal em parceria com o MEC, e esse tem como objetivo ser um programa que concede o financiamento para aqueles que fizeram o devido cadastramento no sistema e deve ter feito o Enem em ano anterior ou em edições desde 2010.

O Fies concede financiamento de 50% ou 100% do valor do curso escolhido pelo estudante, junto a instituição de ensino que é parceira ao Fies.

Inscrição para FIES 2019

O Fies tem a sua inscrição feita sempre pela internet, por meio do site do SisFies, de acordo com o cronograma do Fies, que tem as inscrições no primeiro semestre feito logo após o resultado dos classificados no Prouni, e no segundo semestre com data definida por meio do edital.

As inscrições devem ser feitas de acordo com a data definida, o estudante deverá fazer uso de sua inscrição do Enem, deverá informar a renda familiar e as demais informações solicitadas.

Fies – Aditamento ou Renovação

O aditamento é um procedimento importante, isso porque é por meio dele que o estudante poderá continuar com o seu financiamento concedido.

O aditamento é feito em cada período e assim o contrato é renovado entre instituição, banco e contratante.

Fies – Pagamento das Parcelas

Segunda Via FIES

O estudante só começará a efetuar o pagamento de suas mensalidades ou parcelas após concluir de fato o curso e esse ingressar no mercado de trabalho. Isso porque, o contratante terá as devidas condições financeiras para efetuar o pagamento das parcelas.

São dois bancos que firmam os contratos de financiamento: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Quando o estudante chegar ao fim de seu curso, deverá fazer o comparecimento no banco em que assinou o contrato e assim começar a efetuar as parcelas de acordo com o que foi firmado em contrato.

Segunda Via FIES

Quando o estudante começa a efetuar o pagamento das parcelas, muitas vezes o que mais esse estudante deseja é flexibilidade e comodidade em ter os boletos das parcelas, e para evitar estar no banco todo mês fazendo a retirada do boleto de pagamento, o mesmo pode solicitar a segunda via Fies.

O contratante faz a emissão da segunda via da seguinte forma, já que tem dois bancos como financiadores:

Caixa Econômica Federal

  • Acesse o site da Caixa pelo link http://www.caixa.gov.br/;
  • Clique em Programas Sociais;
  • Na tela clique na opção Fies, direcionado até a página, no canto do menu escolha a opção Boletos;
  • Clique na sequência na opção Emitir, digite seu CPF ou nº de contrato, data de nascimento e o código de verificação;

Ao entrar no sistema é possível emitir qualquer boleto e assim começar a efetuar os devidos pagamentos.

Banco do Brasil

  • Acesse o site do BB pelo link https://www.bb.com.br/;
  • Escolha a opção Produtos/Serviços;
  • Clique em 2ª via do boleto;
  • Informe seu CPF ou nº do contrato, digite o código de verificação e clique em Confirmar

Esse é o procedimento de ter a segunda via do boleto Fies para efetuar o pagamento em dias, caso o sistema de fato não esteja abrindo é necessário comparecer na agência de seu banco, e no caso da Caixa o acesso aos boletos são feitos em dias úteis, sempre das 9h às 19h.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*