Revalida 2021 – como funciona, cronograma, inscrições, página do participante

Revalida 2021 – como funciona, cronograma, inscrições, página do participante

Artigo revisado em 15 de outubro de 2020

O Revalida é um Exame Nacional que tem o objetivo de Revalidar Diplomas de medicina. E ele foi criado de forma integrada pelos Ministérios da Saúde e da Educação, no ano de 2011, até o momento o exame já soma mais de 30 mil inscrições ao longo de suas edições.

Trata-se de uma prova que ajuda a simplificar o reconhecimento de diplomas, emitidos por universidades estrangeiras, isto é, médicos que não se formaram no Brasil.

revalida banner

O perfil do inscrito no Revalida é composto por estudantes formados no exterior que desejam atuar como médicos no Brasil. E o motivo é simples, cada país tem estrutura de ensino e necessidades diferentes.

Com isso, para atuar no país os médicos devem fazer o reconhecimento do diploma. Deixando claro que, só é possível atuar no Sistema Único de Saúde (SUS)apenas após passar pelas etapas do exame e posteriormente solicitar ao Conselho Nacional de Medicina a autorização para trabalhar na área em território brasileiro.

Os Médicos estrangeiros que desejarem atuar no Brasil também devem passar pela revalidação de diploma e o motivo é o mesmo, estrutura curricular das universidades estrangeiras que diferem das brasileiras.

Como funciona o Revalida?

um médico sus

O Revalida não tem como objetivo barrar a entrada de médicos estrangeiros, é importante que isso fiquei bem claro, mas trata-se de um processo avaliativo que vai avaliar a desenvoltura do profissional com a língua portuguesa, e suas competências e  habilidades como médico.

Por que isso? A estrutura curricular das universidades brasileiras é montada de acordo com as necessidades do país e ninguém melhor do que os profissionais e ministérios (Saúde e Educação)para saber o perfil adequado do médico que deve atuar no Brasil.

Quando o médico é aprovado no exame, ele vai estar apto a trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS).

A prova avaliativa é construída de acordo com o nível de exigência cobrado pelas universidades brasileiras na formação dos médicos nacionais.

O exame acontece em duas etapas:

  • Primeira etapa

Na primeira, o profissional passa por uma prova escrita, com questões discursivas e de múltipla escolha, de caráter eliminatório. São cobrados nesta fase, conteúdos básicos de clínica médica, cirurgia geral, medicina da família e saúde pública.

Os candidatos que atingem a pontuação mínima, que é de 56 pontos em um total de 100 pontos, passa para a segunda etapa, que é o exame prático.

  • Segunda etapa

Na segunda fase, são avaliadas as habilidades clínicas do candidato. O profissional deve então, mostrar conhecimentos prático aprofundado das práticas medicas.

Destacamos ainda que o objetivo geral da avaliação é colocar no sistema de saúde do país um médico com capacidade intelectual e prática, por isso, as duas fases da avaliação também vão aferir a comunicação, o raciocínio clínico e a tomada de decisões.

Todas as práticas são realizadas em cima dos temas mais comuns atendidos pelo SUS, que vão de ginecologia e obstetrícia, clinica geral.

Antes da existência do exame Revalida, os médicos que cursaram medicina no exterior, necessitavam procurar uma universidade pública para validar o diploma, o que causava muitos transtornos, pois cada universidade acabavam trabalhando com critérios diferentes e sem o controle do mistério da educação.

O Revalida foi criado então para facilitar para que os profissionais que se formem no exterior, possam ter o diploma reconhecido no Brasil com mais facilidade.

O objetivo do Ministério da educação é fazer a prova do Revalida acontecer duas vezes ao ano: uma em cada semestre.

Mas então todo mundo quer saber, quem pode fazer o Revalida?

Os Requisitos para participar do Revalida

Para participar do revalida 2021, os candidatos devem atender aos requisitos seguintes. Se não atender aos requisitos, então, não pode fazer sua inscrição. Veja seguinte:

  • É obrigatório ser brasileiro nato ou estrangeiro residente legalmente no Brasil;
  • Deve possuir diploma médico originário de universidade estrangeira que seja reconhecida no país de origem;
  • O Diploma de graduação deve ser autenticado no consulado brasileiro;
  • Deve também apresentar Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil;
  • Todos estes arquivos devem ser enviados no formato de imagens quando solicitado no sistema da inscrição.

Inscrição no Revalida 2021

Inscrição no Revalida 2021

A prova é elaborada por profissionais médicos, e o objetivo é fazer o reconhecimento do diploma do profissional no conselho regional de medicina, de forma que estes venham ser nivelados com os profissionais formados nos Brasil.

  • Para fazer a inscrição é necessário acessar o site do exame.
  • Depois, clique inscrição 1ª etapa
  • Preencha todos os campos, inclusive dados pessoais, dados do diploma, etc.

formulário de Inscrição no Revalida 2021

O candidato deve estar ciente que, para participar do Revalida 2021, deve ter diploma médico expedido por instituições de ensino superior estrangeira. Os médicos brasileiros não precisam fazer esse exame.

É importante destacar que tais universidades estrangeiras devem ser reconhecidas pelo Ministério da Educação do país de origem ou órgão competente. Caso isso não aconteça, o médico não pode concorrer ao revalida e se concorrer pode posteriormente ser invalidado a sua participação.

Na inscrição o candidato deve indicar a universidade pública onde desejar fazer a revalidação, bem como o local onde fará os exames.

O candidato deve estar atento a documentação exigida que são, CPF do candidato e cópia (frente e verso) do diploma em formato PDF.

Além disso, o candidato vai pagar uma taxa de inscrição que será gerada após o preenchimento da inscrição. No geral a taxa de inscrição da primeira prova anual é equivalente a 10% do valor mensal da bolsa do médico-residente (R$ 330,00), e a segunda terá o valor total (R$ 3.300,00).

Depois da inscrição, o candidato pode acessar na página do participante. O candidato deve acessar na página revalida pelo dados GOV.BR

acessar página do participante revalida

O candidato pode concluir sua inscrição, anexar sua diploma na página do revalida 2021.

Cronograma do Revalida 2021

O edital do Exame Nacional de Revalidação (Revalida) 2021 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 11 de setembro de 2021 e trouxe todos os requisitos detalhados para participação no exame.

Confira aqui o edital completo do Revalida

O cronograma de atividades ficou assim descrito:

  • Inscrição: 21 de setembro a 2 de outubro de 2021.
  • Pagamento da taxa de inscrição: 21 de setembro a 7 de outubro de 2021.
  • Envio do diploma para análise: 21 de setembro a 2 de outubro de 2021.
  • Resultado da análise do diploma: 9 de outubro 2021.
  • Provas: 6 de dezembro de 2021.
  • Gabaritos e padrão de respostas: 8 de dezembro de 2021.
  • Recurso dos gabaritos: 8 a 14 de dezembro de 2021.
  • Gabaritos definitivos: 8 de fevereiro de 2022.
  • Resultado das provas escritas: 8 de fevereiro de 2022.
  • Recurso do resultado provisório: 8 a 12 de fevereiro de 2022.
  • Divulgação do resultado final da 1ª fase: 5 de março de 2022.

O cronograma da segunda etapa ainda não foi divulgado pelo Inep/MEC.

Como ocorre Revalidação do diploma?

Após a aprovação do candidato no Exame Nacional de Revalidação, deve encaminhar o diploma a uma universidade pública brasileira, aquela escolhida no momento da inscrição.

Dependendo da especialização exigida, em alguns casos, é exigida uma formação complementar, isto é, uma especialização feita no Brasil.

O profissional aprovado no Revalida que não faça parte do grupo que necessita de formação complementar, deve se inscrever diretamente no Conselho Regional de Medicina para ser habilitado como médico no Brasil e poder atuar em todo o território nacional.

Finalizamos,  relembrando que o exame é obrigatório a todos os médicos formados fora do Brasil e que desejem atuar neste território.

Inep_Oficial

PaginadoParticipante.com é um portal votado para estudantes que quiserem ficar dentre das notícias sobre: Enem, Sisu, Prouni, Fies, Encceja, Fatec, Etec, e muitos mais programas do Governo Federal do país. Não perca a sua chance e faça a inscrição agora. Fique ligado/a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *