Resultado Enem 2019

Se você é um candidato dedicado e se preparou o ano inteiro para a prova do Enem, fez a prova confiante e agora espera pelo Resultado Enem. Nesse artigo você ficará sabendo como pode consultar o resultado Enem!

Enem

Criado pelo MEC, seus objetivos centrais são avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio e possibilitar que eles possam ingressar rumo as instituições de ensino superior em todo o Brasil, podendo ela ser privada ou pública, e para isso, o critério de ingresso é fazendo a prova do Enem.

Inscrições Enem

As inscrições são feitas através do site do Enem utilizando assim a página do participante Enem. O interessado deverá preencher os dados e definir se é de rede pública para obter a isenção da taxa, e se é de escola privada para efetuar o pagamento da taxa no valor de 82 reais.

É exigido CPF, uma senha e os dados pessoais do estudante, como também o preenchimento do questionário socioeconômico.

Aplicação da Prova Enem

As inscrições são feitas no primeiro semestre do ano vigente, porém as provas são aplicadas apenas em Novembro, desde 2017 as provas são aplicadas em dois domingos consecutivos, ou seja, no primeiro e no segundo domingo pelo horário oficial de Brasília.

Será aplicado as provas relacionadas a Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências Naturais e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias e o mais importante a redação com o tema atual sugerido pelo MEC. Após ser feito as provas a maior ansiedade dos estudantes é saber como consultar o resultado.

Resultado Enem

O gabarito oficial é divulgado aos estudantes um dia após a aplicação da prova, porém ela não vai informar diretamente aos estudantes se esses obtiveram notas expressivas, por isso, o resultado do Enem depois da prova acaba sendo um dos maiores quebra cabeças que os estudantes tem.

O resultado é feito por meio da soma das notas obtidas na prova e a nota da redação, com o resultado é feito a divisão pela quantidade de disciplinas e assim chega ao resultado oficial.

Veja o exemplo:

800+650+600+900+200= 3150/5= 630 pontos

Note que mesmo que a nota da redação tenha sido expressiva (800), a nota final acaba sendo mais que a metade do desejado, por isso na hora de fazer a inscrição no Prouni ou no Sisu sua nota deve ser compatível com a nota de corte.

Como consultar o Resultado do Enem

De acordo com o calendário do Enem, o resultado fica previsto para ser divulgado após o dia 15 de Janeiro, o acesso deve ser feito no site do Enem-Inep. Para isso, você acompanha abaixo como consultar o resultado Enem:

  • Entre no site do Enem;
  • Clique na opção Página do Participante;
  • Digite o seu CPF, senha cadastrada e escolha a imagem solicitada no portal;
  • Clique em Acessar

Após ser feito esse procedimento, o site será direcionado ao Boletim de Notas, nele vai conter o quantitativo de notas obtidas em cada disciplina, incluindo a nota da Redação, dessa forma, você pode fazer o cálculo e confirmar se sua média final é o que está apresentado no sistema.

Agora é a hora para você conhecer:

Veja o que são, os requsitos para se inscrever. Boa sorte para todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*