Quem pode participar do Encceja 2021 – entenda os requisitos

Quem pode participar do Encceja 2021 – entenda os requisitos

Última atualização em 1 de dezembro de 2020

Recebemos muitas mensagens dos interessados em Encceja 2021. Maioria das suas dúvidas é sobre os requisitos para Encceja 2021. Como um exame gratuito que confere Certificado de Conclusão para os candidatos aprovados, o encceja está cada ano mais famoso. Neste artigo, iremos entender quem pode participar do Encceja 2021!

Destinado a jovens e adultos que não concluíram o fundamental e médio, o Encceja 2021 conta com uma prova única e voluntária. Sendo assim, se você tem acima de 15 anos ou 18 anos poderá se inscrever conforme cada regra de idade exigida. Confira mais informações e faça parte!

inscrições encceja 2021 abertas de 11 a 22 de janeiro de 2021

Muitos alunos iniciam o seu ano letivo com todo o gás. No entanto, param pela metade por algum motivo e acabam desistindo. O índice de desistência é bem grande fazendo com que a educação brasileira sofra com baixa escolaridade, na média nacional.

Para resolver esse impasse, o Inep juntamente com os órgãos da educação criaram o Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos.

Uma iniciativa que visa ajudar os estudantes desistentes a terminarem o ensino fundamental e médio com apenas uma prova.

Assim, caso cumpra com os critérios de idade mínima de participação, poderá se inscrever em maio e aguardar a prova que acontece em agosto.

Confira abaixo mais detalhes de quem pode participar do Encceja 2021 bem como as provas que serão aplicadas, cartão de confirmação, resultados etc!

Quem pode participar do Encceja 2021?

Quem pode participar do Encceja 2021
Quem pode participar do Encceja 2021?

Se você está interessado em realizar a prova Encceja, seja para obter a certificação do ensino fundamental como médio, poderá fazer se cumprir os seguintes critérios:

  • Para a prova de ensino fundamental é exigida a idade mínima de 15 anos completos até a data de prova
  • Para a prova de ensino médio é exigida a idade mínima de 18 anos completos até a data de prova

Atenção: muitos jovens têm essa questão de idade. E segundo o edital encceja, a mínima idade é 15 ou 18 anos completos na data da realização da prova, ou seja, até o dia 25 de abril.

Se cumprir com essa idade, então, se inscreva conforme cronograma definido!

Vale a pena ressaltar que: não existem outros requisitos tais como: escolaridade. Não precisa comprovar escolaridade, nem endereço residencial. A idade é o único requerimento para os candidatos.

Além disso, outra dúvida é que, alguns candidatos querem fazer Encceja 2021 para EF e EM juntos. A nossa resposta é NÃO. Não tem como fazer dois certificados juntos, isso porque, quando se inscrever na página do participante do Encceja, o mesmo CPF só pode escolher um só nível de certificação! Entendeu?

Como se inscrever ao Encceja 2021?

nova página do participante encceja 2021
Nova página do participante Encceja 2021 no Gov.br

A inscrição ao exame é online, gratuita e fácil de fazer. Então, siga estes passos e faça parte desse programa:

  • Acesse o sistema ao clicar em Fazer minha inscrição Encceja 2021 (clique link aqui)Fazer minha inscrição Encceja 2021
  • Em seguida, informe o seu CPF e data de nascimento
  • Depois, insira os seus dados pessoais conforme constam na Receita Federal (não pode haver nenhuma divergência de informação)
  • Preencha todas as perguntas nos campos e prossiga até o fim
  • Finalize conferindo as informações e, caso estejam corretas, confirme a sua inscrição!
  • Aguarde o comprovante e armazene o número para posterior consulta

Quando estiver disponível o local de sua prova, então, deverá acessar a página do participante e consultar o cartão de confirmação.

Provas e redação

uma prova do nível ensino médio do encceja

Segundo o edital lançado pelo INEP, as inscrições para as provas são entre os dias 15 até 26 de Abril de 2021 através do site do Encceja 2021. No edital também fica descrito qual é o conteúdo programático para o nível fundamental que tem as seguintes disciplinas: Matemática, português, história, geografia, educação física, artes e linguagem estrangeira.

Para os interessados no ensino médio, as provas serão compostas da seguinte forma:

  • Linguagem e códigos e as suas tecnologias,
  • ciências humanas e suas tecnologias,
  • matemática e suas tecnologias,
  • ciência da natureza e as suas tecnologias.

Para as duas provas serão aplicados também uma redação com o tema que deverá ser desenvolvido em 04 de Agosto de 2021. Não existe obrigatoriedade em fazer a prova, isso porque a inscrição é totalmente gratuita e voluntária onde posteriormente, o interessado receberá o certificado de conclusão.

Assim como o Enem, no Encceja a redação também um papel importante no exame. Um dos requisitos que mais tem uma pontuação maior é a redação Encceja 2021.

A redação muitas vezes, é uma das composições da prova mais esperada pelo candidato, isso porque ela segue alguns critérios parecidos com o do Enem, a única diferença é a forma de pontuação que vale de 0 a 10 no Encceja 2021.

Mais o formato estrutural da Redação é o mesmo ao longo de sua existência de exame, tem como limitação ter a sua estrutura montada entre 25 linhas que é o mínimo, e o máximo com 30 linhas.

Dentre outro critério importante na redação Encceja 2021 é que os temas são atuais e de fácil desenvolvimento para o candidato, assim como a forma cobrada que uma redação dissertativa-argumentativa, e como a nota varia entre 0 até 10, o candidato que obter nota 5 já passa de etapa.

Aqui estão informados como ocorrerão as provas Encceja 2021, então, confira:

  • As provas ocorrerão em um único dia, tanto pelo turno matutino quanto vespertino
  • A data da prova acontecerá no dia 25 de abril de 2021
  • Serão 4 áreas do conhecimento a ser exigida mais a redação
  • Cada área do conhecimento constará de 30 questões de múltipla escolha
  • É preciso atingir a nota mínima de 100 pontos para obter o certificado de conclusão
  • Para a redação, a nota mínima é 5
  • O horário das provas serão das 9h as 13h e das 15h30 as 20h:30

Cronograma Encceja 2021

cronograma para encceja 2021

Enfim, confira o cronograma possível para o ano 2021:

  • Edital do encceja: 27/11/2020
  • Justifique ausência no encceja 2019: 14 – 20 de dezembro de 2020
  • Solicite o atendimento especializado: 11 a 22 de janeiro de 2021
  • Inscrições abertas: 11 – 22 de janeiro de 2021
  • Provas: 25 de abril de 2021
  • Resultados: não tem data determinada

Depois de consultar o seu resultado do Encceja, pode retirar o certificado de conclusão na instituição que escolheu durante inscrição.

Para tirar qualquer dúvida, leia as informações clicando em Perguntas Frequentes na página do participante do Encceja.

E, então? Que tal fazer a prova Encceja 2021 e investir em sua educação? Não custa nada estudar e se preparar para conseguir essa certificação. Com ela em mãos, você poderá dar continuidade a sua formação acadêmica!

Conclusão

Se o grande objetivo de alguns estudantes é de terminar os estudos e depois seguir para o mercado de trabalho e conquista uma oportunidade de emprego, o caminho que os brasileiros podem seguir é fazer a prova do Encceja 2021.

Encceja 2021 é um programa chamado de Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos onde seu maior intuito é fazer com que estudantes consigam emitir o seu certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. Para conseguir essa certificação, eles devem se submeter a uma prova importante que é aplicada no segundo semestre de 2021.

Se quiser, comente algo que gostou e se pretende participar. E se conhece alguém que está interessado em fazer esse exame, então, compartilhe com ele!

Inep_Oficial

Inep_Oficial

PaginadoParticipante.com é um portal votado para estudantes que quiserem ficar dentre das notícias sobre: Enem, Sisu, Prouni, Fies, Encceja, Fatec, Etec, e muitos mais programas do Governo Federal do país. Não perca a sua chance e faça a inscrição agora. Fique ligado/a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *