Prouni 2021 – requisitos, inscrições, cronograma

Prouni 2021 – requisitos, inscrições, cronograma

Última atualização em 9 de dezembro de 2020

São muitos anos em que os jovens e os adultos buscavam uma chance de ingressar nas universidades espalhadas pelo Brasil, e quando o assunto é universidade privada esses estudantes pensam rapidamente na realização do sonho, porém, nos custos em manter o curso principalmente para aqueles que estudantes de baixa renda.

E para mudar essa realidade, o interessado(a) pode saber como fazer a sua inscrição no programa do MEC e seguir as demais etapas e na sequência com uma boa nota alcança a universidade!

Programa Universidade para Todos

Prouni 2021

O Ministério da Educação (MEC) criou o Prouni – Programa Universidade para Todos com base na dificuldade de ter o ingresso de muitos jovens que desejam um curso superior, e para oferecer essa oportunidade aos estudantes brasileiros em qualquer região do Brasil, o Prouni é voltado para as universidades privadas que disponibiliza bolsas  integrais ou parciais aos interessados.

Para essa possibilidade existir o MEC uniu esse programa com o Enem, isso porque, deve ser feito o uso da nota do exame que será porta para outros programas criados também pelo Ministério.

O Prouni 2021 tem a sua seleção feita em duas fases ao longo do ano letivo, o primeiro acontece em Janeiro, logo após, a divulgação das notas do Enem e da inscrição do Sisu. A segunda etapa, acontece no segundo semestre onde abre novas inscrições em Julho com a quantidade de vagas e cursos disponíveis nas universidades privadas.

Edital e Requisitos

Edital e Requisitos
Quem pode participar da inscrição Prouni 2021

O programa é lançado anualmente e faz uso da nota do Enem para assim o estudante disputa uma das vagas ofertadas nas universidades privadas. Por ser um programa de sucesso e que já possibilitou muitos estudantes alcança o diploma superior.

Tudo inicia com o Edital Prouni ou requisitos estabelecidos para que o estudante possa saber como pode participar da seleção. O primeiro procedimento feito é em relação ao Inep que é o órgão competente para fazer a divulgação do edital ou explicação dos requisitos exigidos para participar do programa. Confira algumas informações:

  • O candidato deve ter realizado o Enem em ano anterior (para participar do Prouni 2021, deve ter feito ENEM 2020);
  • Participa do processo de seleção aqueles estudantes que tenham concluindo o ensino médio em rede pública de ensino ou aqueles que tenham estudo em escola particular por meio de bolsas, podendo esse ser integral ou parcial;
  • Candidatos que tenham deficiência e participou do Enem em ano anterior também poderá fazer a inscrição;
  • Para ingressar em um dos cursos, o estudante deve ter nota mínima de 450 pontos e não pode ter zerado a redação;

O candidato tem as explicações relacionados aos critérios que são adotados, como também informar dentro do cronograma cada etapa do processo seletivo do Prouni.

Cronograma Prouni 2021

calendário prouni 2021
Siga o cronograma para Prouni 2021.1

O cronograma tem grande relevância, isso porque, ele se encontra como um dos itens descritos no próprio portal para que o candidato leve em consideração cada etapa que deve ser seguida, confira:

  • Pesquisa de Cursos: O portal libera o sistema dois dias antes das inscrições para que o candidato tenha conhecimento de quais são os cursos e as instituições parceiras;
  • Inscrição Prouni: De 03 a 07 de Fevereiro através do site do Prouni;
  • Resultado da primeira chamada regular: 10 de Fevereiro de 2021;
  • Lista de Espera: 10 de Fevereiro de 2021;
  • Período de matrícula e entrega das documentações da primeira chamada: De 10 a 12 de Fevereiro de 2021;
  • Convocação dos contemplados na Lista de Espera: 17 de Fevereiro de 2021;

Esse calendário é importante para que os estudantes fiquem atentos aos prazos estabelecidos e previstos pelo MEC para seu cumprimento.

Inscrições para Prouni 2021

Inscrições para Prouni 2021
botão fazer inscrição (observando o cronograma)

A inscrição que acontece entre o dia 03 de Fevereiro e segue até 07 de Fevereiro, terá as inscrições disponibilizadas apenas pela internet, porém , é importante frisar que as datas ainda serão divulgadas oficialmente pelo órgão competente e para não deixar de fazer a inscrição, é possível seguir o passo a passo do Prouni 2021:

  • Acesse o site do Prouni, link oficial: siteprouni.mec.gov.br;
  • Clique na opção Fazer Inscrição;
  • Informe o número de sua inscrição Enem 2020, senha cadastrada, imagem solicitada no portal e clique em Entrar;

    login com enem e senha
    Login com Enem e senha
  • Informe todas as informações solicitadas no portal;
  • Depois, precisar também informar a sua renda familiar e inclua os membros familiares;
  • Responda o questionário socioeconômico;
  • Escolha duas opções de cursos, instituição e horário;
  • Informe seus dados para contato como telefone e e-mail;
  • Clique em concluir a inscrição;

Caso o interessado(a) deseje fazer a alteração de algum curso ou instituição, este só poderá fazer mediante o período de inscrição.

Nota de Corte

maior notas de corte prouni 2021
maior notas de corte prouni 2021

No Prouni, nos últimos anos o MEC tem utilizado o sistema da nota de corte. O que facilita muito para aquele estudante que deseja ter uma prévia de sua classificação como também sobre o alcance de sua nota. Esse é divulgado de um dia para o outro e durante o período de inscrição, o candidato pode fazer a alteração do curso dependendo se a nota de corte estiver superior ao que está estimado ao seu curso.

Resultado

botão ver resultado prouni

O resultado acontece segundo o cronograma descrito acima no dia 10 de Fevereiro de 2021, porém, essa será uma data que ainda será confirmada pelo órgão competente, mas esse terá o campo onde o candidato pode verificar se foi classificado, confira:

  • Acesse o portal do Prouni;
  • Informe sua inscrição Enem, senha e imagem solicitada abaixo;
  • Clique em Entrar;

Na tela principal o candidato terá como visualizar a situação para os dois cursos escolhidos, e caso esse tenha sido contemplado deverá fazer a entrega da documentação dentro do prazo estimado.

Lista de Espera

lista de espera e vagas remanescente
Vagas remanescentes para inscrever

A Lista de Espera é atualmente uma segunda chamada ou oportunidade de ingresso no curso escolhido pelo estudante, porém, esse ficará disponível apenas a escolha do segundo curso do candidato, caso esse tenha interesse deverá manifestar interesse da seguinte maneira:

  • Acesse o portal do Prouni;
  • Informe sua inscrição Enem, senha e imagem solicitada abaixo;
  • Clique em Entrar;
  • Na página, clique em Participa da Lista de Espera;

Após esse procedimento, o candidato deve ficar atento na convocação dos contemplados para que esse possa fazer a entrega das documentações na instituição escolhida no sistema.

Conheçam os progragams do governo federal:

Inep_Oficial

Inep_Oficial

PaginadoParticipante.com é um portal votado para estudantes que quiserem ficar dentre das notícias sobre: Enem, Sisu, Prouni, Fies, Encceja, Fatec, Etec, e muitos mais programas do Governo Federal do país. Não perca a sua chance e faça a inscrição agora. Fique ligado/a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *