Página do participante Sisu 2021 – cronograma, inscrições e resultado

Página do participante Sisu 2021 – cronograma, inscrições e resultado

Artigo revisado em 22 de outubro de 2020

Página do participante Sisu 2021 é site oficial do MEC onde estudantes podem consultar cronograma, fazer inscrições e ver resultados. Além disso, os candidatos podem fazer simulação das notas de corte, participar da lista de espera etc. Tudo deve ser feito nessa página Sisu MEC pela internet.

Como as provas do Enem 2020 (versão impressa e versão digital) são adiadas para janeiro e fevereiro. E os resultados do Enem 2020 devem ser divulgados em 29 de março. Então, para a versão 2021, o Sisu também sofre adiamento de quase 2 meses. E as inscrições são previstas para início de abril de 2021. E vamos esperar o edital do Sisu em março para mais detalhes.

Saiba como é possível fazer sua inscrição e ter as informações gerais a respeito do programa Sisu 2021, então confira nesse artigo algumas informações!

Sistema de Seleção Unificado

sisu logo

O programa criado pelo MEC de maneira bem informatizada tem ligação direta com o programa Enem, porque é justamente através do exame e com a nota alcançada que os interessados em ingressar em uma universidade pública podem fazer uso da inscrição e assim concorrer a uma das vagas ofertas.

O sistema de seleção unificado é informatizado porque tem os dados de todos aqueles que fizeram o Enem em ano anterior e assim como as notas obtidas, fica mais rápido e fácil de identificar os dados iniciais do participante. Mas, para ter a concorrência da vaga é necessário completar a inscrição.

Regras SISU 2021

Para participa do programa é importante saber que antes mesmo de fazer a inscrição o candidato deve ter em mente que precisará seguir algumas regras que são sugeridas pelo programa para assim participar de uma das vagas ofertas.

Então para ter entendimento sobre quem fazer o Sisu 2021, confira as informações:

  • Pode ser feito a inscrição apenas pelos estudantes que fizeram o Enem em ano anterior, podendo esse ser de rede pública ou bolsista em rede particular;
  • Deve estar atento com a nota mínima para ingressa no curso, cada curso exige uma nota mínima e o candidato não pode em ter zerado a redação;
  • Deverá escolher no sistema dois cursos, e escolher uma das modalidades, caso seja aprovado esse deverá fazer a devida comprovação com a apresentação documental;

Cronograma Sisu 2021

Cronograma Sisu 2021

O cronograma Sisu é divulgando dias antes mesmo a inscrição ser iniciada, assim como as regras, e nesse caso, o interessado pode conferir as informações essenciais sempre em cada semestre, isso mesmo, o Sisu tem duas seleções ao longo do ano, a primeira acontece logo após a divulgação das notas do Enem em Janeiro, e a segunda acontece no segundo semestre no mês de Junho/Julho.

Porém, para ter uma das vagas garantidas nesse primeiro semestre confira as possíveis datas que ainda serão confirmadas pelo INEP:

  • Edital: a partir do dia 17 de março de 2021;
  • Inscrições: de 01 a 04 de abril de 2021;
  • Resultado da primeira chamada: 07 de abril de 2021;
  • Lista de espera: de 07 de Janeiro a 09 de abril de 2021;
  • Matrículas da primeira chamada: Entre 09 a 13 de abril de 2021;
  • Convocação dos contemplados com a lista de espera: A partir do dia 17 de abril;

É importante frisar que os estudantes devem aguarda as datas oficiais, isso porque essas datas que constam no cronograma são uma prévia do período para o primeiro semestre.

Inscrição para sisu 2021

Inscrição para sisu 2021
Página do participante Sisu 2021 para inscrição

As inscrições é uma das etapas mais esperadas pelos estudantes após ficarem cientes de suas notas. Para o primeiro semestre, segundo o cronograma acima, as inscrições dão início em 20 de Janeiro e segue assim até 24 de Janeiro pelo portal do Sisu. Para fazer a sua inscrição, saiba abaixo o passo a passo:

  • Acesse o portal do Sisu pelo link http://sisu.mec.gov.br/;
  • Escolha a opção Fazer Inscrição;
  • Na página, informe seu número de inscrição, data de nascimento, escolha uma imagem sugerida e escolha na sequência “Enviar’’;entrar com número do enem e senha
  • Depois, informe seus dados pessoais e confirme as informações relacionadas a prova do Enem (notas e média);
  • Informe sua renda familiar e inclua os membros da família;
  • Escolha duas opções de cursos, turnos e instituições;
  • Informe seus dados para contato como telefone e e-mail;
  • Na página seguinte confirme os dados e clique em Concluir;

Ao ser feito isso, o próximo passo é ficar atento com a divulgação das notas de corte.

Nota de Corte

Nota de corte Sisu 2021 – Para quê serve

A nota de corte é uma forma de referência para os candidatos terem uma prévia a respeito da quantidade de vagas ofertadas, pela quantidade da demanda sobre o curso escolhido, sendo assim, sempre às 02h da madrugada de um dia para o outro, o sistema faz uma atualização a respeito do curso escolhido.

A nota de corte também pode ser um meio para o interessado durante o período de inscrição possa alterar o curso, caso esse deseje.

Em 2021, o Sisu terá seu sistema ativo durante 3 dias úteis de inscrição, ou seja, é uma oportunidade que o estudante tem para acompanhar a nota de corte Sisu e saber qual a sua parcial no curso desejado.

Quando se encerra as inscrições o interessado não pode mais mexer no sistema. Por isso que é importante que esse faça o acompanhamento como mostra o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site do Sisu pelo link http://sisu.mec.gov.br/;
  • Clique na opção Ver Inscrição;
  • Digite o Nº da Inscrição Enem, senha, escolha a imagem solicitada e clique em Entrar Sisu;

Ao ser feito isso, automaticamente no dia do resultado Sisu, o estudante poderá ver sua nota de corte Sisu comparada com a nota de corte do curso e assim saber se poderá ingressar no curso desejada ou se vai precisar participar da lista de espera.

É importante que o interessado saiba que a nota de corte é apenas uma forma de auxiliar o interessado no curso desejado, e que o acompanhamento pode e deve ser feito durante o período de inscrições no portal do Sisu.

Resultado da primeira chamada

resultado chamada regular

O sisu vai seguir as orientações previstas no cronograma, e o resultado da primeira chamada é importante. Para saber o resultado, na data que será confirmada pelo MEC, o interessado vai seguir as devidas instruções:

  • Acesse o portal do Sisu;
  • Escolha a opção Ver meu Boletim;
  • Informe seu número de inscrição do Enem, senha cadastrada no Enem e clique em Entrar Sisu;

Na página seguinte será possível ver resultado relacionado aos dois cursos, caso tenha sido aprovado, deverá cumprir a entrega dos documentos na instituição, caso não tenha sido selecionado e sua nota seja proveitosa para participar da lista de espera fica a critério do estudante.

Lista de Espera

participar da lista de espera sisu 2021

A lista de espera é uma oportunidade do estudante que tem uma nota de corte muito próxima a quantidade de vagas ofertadas, porém, ele não pode entrar no primeiro curso.

Caso esse sinta interesse em manifestar interesse, deverá escolher a opção Manifestar a Lista de Espera e na data da apresentação dos documentos esse deverá fazer a devida entrega para saber se terá acesso ao curso em outro momento, ou seja, quando estiver com vagas disponibilizadas.

Passo a passo participar da lista de espera

Você pode manifestar interesse em fazer parte dessa lista de espera Sisu 2021, caso cumpra com o requisito descrito no tópico anterior. Sendo assim, a inscrição não é automática, isto é, você precisa acessar o sistema da página do participante e pedir que inclua o seu nome.

Para isso, acesse a página do Sisu clicando aqui, informe os dados de acesso com login e senha. Depois, clique na opção que aparece na tela para essa solicitação, em seu boletim, no botão específico para essa finalidade.

Lembre-se que você deverá aguardar a confirmação no final da inscrição ao receber a mensagem de que foi bem sucedida. Certifique-se de receber essa mensagem de confirmação.

Também fique ciente de que deverá esperar o período em que estarão abertas essas inscrições para manifestar interesse. E esse período será informado no cronograma disponível no site do Sisu. Então, você poderá acessar o site e ficar atento a esse dado.

O resultado de sua participação na lista de espera Sisu 2021 será divulgado na própria instituição de ensino em que optou pelo curso superior. Então, deverá se dirigir até o local e pedir mais informações quanto ao resultado. Lembrando que é de sua inteira responsabilidade procurar saber se foi selecionado ou não a apresentar a documentação.

Após a entrega de todos os documentos comprobatórios, você fará a matrícula. E, depois, é só aguardar o tempo em que iniciará os seus estudos na universidade pública de sua escolha!

Quem leu este artigo também gostou:

Telefone Sisu MEC

Ligue 0800-616161

Caso tenha outras dúvidas, leia os artigos no nosso site. Boa sorte.