Página do participante Enem – consultar cartão de confirmação

Página do participante Enem – consultar cartão de confirmação

Última atualização em 17 de dezembro de 2020

As inscrições Enem 2020 já se encerraram. As provas impressas acontecem em 17 e 24 de janeiro. A versão digital acontece em 31 de janeiro e 7 de feveireo respetivamente! Entre agora na página do participante Enem e consulta seu cartão de confirmação de inscrição para Enem 2020. Verifique seu local da prova do Enem 2020.

Mais uma edição importante aos estudantes, isso porque é uma das formas que boa parte dos estudantes tem para ingressar na faculdade e com o curso que tanto sonhou. Dessa maneira, o Enem chega a ser o grande intermediador para os jovens estudantes cheguem até a sua universidade pública ou privada.

Com isso, ficar atento aos prazos, fazer a inscrição, conhecer o edital do programa, fazer a prova e ainda ter acesso a uma apostila para ter base nos assuntos que vai cair no dia da prova, por isso, confira as informações mais importantes sobre as inscrições Enem 2020.

Enem – Exame Nacional do Ensino Médio

logo enem 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio é um programa criado exclusivamente para atender os estudantes de qualquer estado do Brasil, para fazer a avaliação dos próprios conhecimentos e ainda por meio da nota alcançada ter seu ingresso em qualquer faculdade sendo essa pública ou privada.

O Enem como é chamado, foi criado pelo MEC em parceria com o Governo Federal e o órgão competente para fazer toda a estruturação do exame.

Edital

Para saber os detalhes sobre o exame, o estudante deve de todas as formas ter conhecimento sobre como será o processo de seleção na edição atual. Assim, por meio de um documento oficial chamado edital os interessados terão por meio das informações prestadas neste documento, todas as informações necessárias.

O Edital Enem 2020 é lançado dias antes das inscrições oficiais, nele é possível encontra o cronograma de datas previstas para o exame. É importante frisar que o edital já foi lançado no dia 31 de março de 2020. No fim do artigo, pode conferir o edital em PDF.

Cronograma Enem 2020

novo cronograma enem 2020

O cronograma também ganha importância no Enem 2020, isso porque o candidato pode se basear no cronograma para ficar ciente das datas de cada etapa do programa.

É importante que todo estudante antes mesmo de fazer a sua inscrição Enem saiba a data de cada etapa por meio do cronograma que consta no Edital Enem 2020, então confira as possíveis datas para o cronograma 2020:

  • Edital – lançado no dia 31 de Março de 2020
  • Período de isenção/justificativa – a partir do dia 6 de Abril de 2020 a 17 de abril de 2020
  • Resultado de isenção enem 2020 – 24 de abril de 2020
  • Período de inscrições – a partir do dia 1 de Maio de 2020 a 22 de maio de 2020
  • Divulgação dos locais de prova – 23 de Outubro de 2020
  • Aplicação das provas – 01 de Novembro (1º dia de prova), 08 de Novembro (2º dia de prova)
  • Gabarito oficial – Liberado a partir do dia 10 de Novembro
  • Divulgação do Resultado – 15 de Janeiro de 2021

As datas informadas acima, são apenas prévias do que pode consta no edital Enem, porém esse cronograma ainda será confirmado por parte do Inep que é o órgão responsável pela realização do Enem.

Inscrições Enem 2020 – passo a passo

página do participante enem

O Enem 2020 tem como finalidade permitir que os estudantes possam conquistar uma vaga na faculdade por meio das notas obtidas pelo exame, assim as inscrições Enem 2020 segundo o Edital podem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site do Enem.

O prazo das inscrições são entre os dias 11 até 22 de Maio de 2020, onde é importante frisar que essas datas ainda não estão confirmadas pelo INEP e nem pelo MEC.

As inscrições ENEM 2020 devem ser feitas dentro do prazo e para se sentir mais confiante sobre isso, o estudante pode seguir o passo a passo de como fazer sua inscrição Enem 2020, então confere as instruções:

  • Acesse o site do Enem 2020 pelo link de endereço eletrônico aqui;
  • Escolha a opção Página do Participante;login com gov.br
  • Digite o CPF, data de nascimento, cadastre uma senha e clique em Inscrição;
  • Preencha os dados pessoais, informe os dados necessários no questionário socioeconômico e clique em Avançar;
  • Escolha onde deseja realizar a sua prova, a língua estrangeira e clique em concluir.

Após ser feito esse procedimento, o que deve ser feito é para aqueles que obteve o direito à isenção da taxa da inscrição, esses devem concluir inscrição e confirma os dados como também deverá confirma se estar isento. Aqueles que não conquistaram a isenção, é necessário que seja feito o pagamento do boleto bancário no valor de 82 reais até a data de vencimento.

Prova Enem 2020

prova enem 2021

Após ser feito a inscrição no sistema do Inep, o próximo passo a ser dado é ficar atento na divulgação dos locais de prova que estar previsto para ser divulgado em 23 de Outubro de 2020, após saber o local de prova.

O estudante deverá se preparar muito bem, isso porque nas duas primeiras semanas de Novembro será feita a aplicação das provas, ou seja, dia 01 de Novembro e no dia 8 de Dezembro de 2020 será as datas previstas para fazer a aplicação das duas provas, incluindo a redação que é aplicada no primeiro dia.

No dia da prova deve ser apresentado o RG, caneta esferográfica preta, cartão de local de confirmação das provas. Saiba como acessar seu cartão de confirmação:

  • Acesse o site do Enem
  • Clique em Página do Participante;
  • Digite seu CPF, senha cadastrada e uma imagem sugerida pelo seu sistema, clique em Entrar Enem;

Esse é o procedimento feito pelo estudante para saber a quantidade de questões que acertou nas duas provas, só não é possível verificar a nota da redação porque esse procedimento só é visto quando está disponível o boletim de resultado individual em Janeiro do ano seguinte.

O que estudar para Enem 2020?

o que estuda para enem

Quando chega o dia das provas o que você encontra de disciplina é Ciências Naturais, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e códigos e suas tecnologias, incluindo também a redação que é uma nota fora a parte da prova objetiva, por isso saiba como deve estudar!

Linguagens, Código e suas tecnologias

Nessa disciplina, o estudante deve estudar toda parte gramatical da língua portuguesa, onde deve ser feito a interpretação de texto, figuras de linguagem, semântica, concordância verbal e nominal, regência, literatura e todas as suas passagens.

Ciências Humanas e suas tecnologias

O que pode ser feito nesse critério é que o estudo pode ser voltado aos conteúdos de história, geografia, história do Brasil, como também filosofia e sociologia.

Ciências da Natureza e suas tecnologias

Essa é uma disciplina que traz as questões voltadas para a biologia, química e física, ou seja, para a física conteúdos como eletromecânica, eletrotécnica, acústica, óptica entre outros, já no caso da biologia temos a genética, citologia, lei de Mendel. E para a química temos a radioatividade, oxidação entre tantos outros temas.

Matemática e suas tecnologias

Temos as questões voltadas para esse conteúdo de tudo que foi estudado no ensino médio, como é o caso da equação, aritmética e geométricas, estatísticas, porcentagem, gráficos e tabelas, podem ser conteúdos encontrados nas provas do Enem.

Baixa apostila para enem, gratuito e todas as disciplinas, clique aqui no google drive.

Apostila do Enem

Para estar e chegar bem na prova do Enem é de suma importância que candidato esteja bem preparado para as provas. Por isso, visando a necessidade de ter um bom material de apoio para o exame o MEC acabou elaborando junto com o INEP uma apostila que ajuda bastante os estudantes ao longo dos meses que antecede as provas.

A apostila tem como estrutura de conteúdo as disciplinas que vai consta na prova, como

  • Ciências Naturais,
  • Ciências Humanas,
  • Matemática,
  • Linguagens, incluindo a redação,

por isso é importante que fique atento com os prazos, inclusive as datas de aplicação e dos demais recursos que a, apostila possibilita para sua preparação.

Leia aqui:

Como consultar Gabaritos Enem 2020

página do participante Enem

Os gabaritos são um dos instrumentos que possibilitam que nesse mecanismo faça com que o estudante tenha uma base prévia de como, possivelmente, será feito o trabalho. Após a aplicação das provas, em um horário definido pelo edital, o jovem poderá conferir um resultado prévio divulgado pelopróprio Enem no primeiro semestre e no segundo semestre.

Para cada prova feita, ouseja, se são dois dias de aplicação das provas, é apenas verificar o sistema quando esse estiver disponível.

Par ter a confirmação de seu desempenho na prova, basta seguir o passo a passo:

  • Acesse o site do Inep
  • Clique em página do participante;
  • Escolha ao canto a opção Gabarito Enem;

Após ser feito isso, você terá previamente as respostas relacionadas as dissertativas feitas nos dois dias de prova!

Leia também:

Resultado Enem 2020

O resultado é apenas a conclusão do exame que precisa informar a nota de cada estudante e esse poderá fazer a inscrição no sisu, prouni, fies, ou mesmo fazer intercâmbio. Para acessar o seu resultado, siga as instruções abaixo:

  • Acesse o site do Enem;
  • Clique na opção Participante do Enem;
  • Digite seu CPF, informe sua senha e clique na imagem sugerida, clique em Entrar Prouni;

Automaticamente, quando é liberado o acesso ao sistema esse poderá informa as notas e seu gráfico caso tenha feito Enem em anos anteriores.

Os resultados do Enem 2020 serão divulgado em março. E daí, os estudantes podem se inscrever para Sisu 2021 primeiro semestre, Prouni 2021 segundo semestre e Fies 2021 segundo semestre.

Anexo: EDITAL ENEM 2020 EM PDF