Página do participante Encceja – edital, cronograma, inscrições e provas

Página do participante Encceja – edital, cronograma, inscrições e provas

Artigo revisado em 26 de setembro de 2020

Página do participante Encceja – edital, cronograma, inscrições e provas. Veja como tirar sua certificação de conclusão do ensino!

Muita gente pretende fazer o Encceja 2021, mas não está atualizado com relação às informações. Devido à pandemia, muita coisa acabou mudando e, por isso, alguns candidatos ainda estão perdidos a respeito da realização da prova, do que estudar e de quais serão as datas oficiais. Então, se você se encaixa em algum desses grupos, é bom ficar atento.

Com uma ótima oportunidade para conseguir obter um certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio, o exame se torna um dos mais procurados. Por meio da prova, você vai encontrar 4 disciplinas e uma redação, então, esteja devidamente preparado para tirar uma ótima nota com as informações a seguir.

O que é Encceja 2021?

logo encceja

Encceja nada mais é do que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. É graças a ele que muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio poderão conseguir o seu diploma e, consequentemente, seguir uma vida com mais vantagens.

Se você acabou desistindo de estudar por algum tempo e acha que não pode recuperar o que foi perdido, mantenha a calma. Com o Encceja 2021, você poderá colocar em dia todos os seus estudos. Além disso, para começar a ganhar um dinheiro, fruto do seu próprio trabalho, o ideal é que possa realizar concursos de nível básico e médio com essa certificação.

Quem faz a prova do Encceja tem muito mais oportunidades e, consequentemente, pode alterar a sua realidade por completo. Então, se você está pensando em fazer o exame, não deixe de estudar e se manter informado. Com novas oportunidades, surgem novas conquistas.

Como funciona o Encceja 2021?

encceja 2021 para EF e Ensino médio

A prova requer conhecimento para que os estudantes que não concluíram o ensino fundamental ou médio possam se qualificar e pegar o seu certificado. Para que participem do exame, é necessário que se encaixem nas seguintes determinações:

  • 15 anos completos ou mais até a data de inscrição para que o certificado do Ensino Fundamental seja retirado;
  • 18 anos completos ou mais até a data de inscrição para que o certificado do Ensino Médio seja retirado.

Em todo o período que as inscrições estiverem abertas, recomenda-se que haja o acesso à página do participante Encceja para que possa ser realizada a inscrição. Por isso, fique atento a todas as informações que serão passadas por aqui para não acabar perdendo essa oportunidade única de conseguir o seu certificado, seja ele de ensino fundamental ou médio.

Tenha em mãos os dados de documentos como CPF e a senha que foi criada no ato. Caso ainda não possua esse cadastro, será preciso realizá-lo online por meio do site do Encceja. Após a inscrição ter sido realizada, será preciso aguardar a data de divulgação do seu cartão de confirmação. Após essa etapa, será necessário cumprir todos os prazos posteriormente estabelecidos.

Para que você consiga obter o seu certificado, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio, o ideal é que a sua nota seja de, no mínimo, 100 pontos em cada disciplina. Também será preciso atingir a nota mínima de 5 na redação.

Como fazer a sua inscrição

inscrição para encceja 2021
Página do participante Encceja 2021

As inscrições para poder realizar o Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos 2021, organizados pelo Mec, são totalmente gratuitos, ou seja, você não precisa pagar nada durante a sua inscrição. Todos os candidatos estão isentos de taxa, independente de suas condições financeiras.

Sendo assim, quando as inscrições estiverem abertas no período estabelecido, você deverá acessar a página do participante do Encceja 2021 e preencher todos os campos em branco. Acompanhe, abaixo, o passo a passo indicado para não acabar se atrapalhando com o seu cadastro:

  • primeiramente, acesse o site de inscrição onde a Página do Participante será aberta. O link é este aqui.
  • em seguida, preencha o seu CPF e senha de acesso.
  • clique na figura que for solicitada pelo próprio sistema.
  • clique em “enviar”.
  • siga todas as instruções de preenchimento dos dados pessoais e outras informações.
  • conclua a sua inscrição finalizando até que a mensagem de “concluída” apareça na tela.
  • anote o número da inscrição para que possa consultar depois.

Os passos são muito simples e devem ser seguidos da mesma maneira como foram colocados nestes tópicos. Fique de olho para não preencher nenhum campo de maneira errada.

Cronograma Encceja 2021

Cronograma Encceja 2021

Para que você não perca nenhuma das etapas de um exame tão importante, é possível conferir, abaixo, datas e prazos que são extremamente fundamentais para a realização do exame. Todas elas estão disponíveis por meio do site do Encceja, mas é sempre bom reforçá-las.

O cronograma da prova está definido da seguinte maneira:

  • abertura das inscrições pela página do participante;
  • divulgação do cartão de confirmação com o local de prova;
  • aplicação das provas;
  • divulgação dos resultados;
  • entrega dos certificados nas unidades da secretaria de educação do seu município.

As datas oficiais serão divulgadas em breve e, por isso, você precisa ficar atento às atualizações do site do Encceja. Sempre confira se há algum acréscimo ou modificação para não perder uma prova tão importante quanto esta, que abre oportunidades para todos aqueles que querem conseguir os seus certificados.

Provas

Provas do encceja

Agora está na hora de saber como serão realizadas as provas e o que você precisa estudar para tirar uma boa nota e conseguir o seu certificado. Abaixo, as modalidades abordadas estão bem detalhadas para que você consiga estudar com antecedência e conseguir concluir o ensino fundamental ou médio.

Prova do Ensino Fundamental:

  • ciências naturais;
  • matemática;
  • língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação;
  • história e geografia;
  • redação.

Agora, os dados definidos para o Ensino Médio:

Prova do Ensino Médio:

  • ciências da natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • matemática e suas tecnologias;
  • linguagens e códigos e suas tecnologias;
  • ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Redação.

Assim como dito anteriormente, as provas do Encceja 2021 são constituídas por 4 áreas de conhecimento para ambas as modalidades. Serão 30 questões de múltipla escolha para cada uma delas e é preciso atingir uma nota 100 em cada uma, além de conseguir nota superior a 5 na redação.

Leia também:

Conclusão

Em 2021, a taxa de desemprego ainda fica muito alta. Milhões de pessoas são desempregadas. Muitas empresas exigem o candidato ter certificado de conclusão de ensino fundamental ou ensino médio. Para aqueles que pararam o estudo, não tem outra opção menos o encceja! Com um certificado do Encceja, você tem mais competitividade no mercado de trabalho.

Encceja 2021 é uma boa chance para os jovens e adultos a conseguir um Certificado de Conclusão. Como já sabemos que encceja 2020 foi cancelado devido ao coronavírus. Então encceja 2021 é muito esperado pelos estudantes. Então, esperamos que este artigo te ajudar a tirar suas dúvidas.