Nota de corte Sisu 2021 – como funciona, como consulta notas de corte

Nota de corte Sisu 2021 – como funciona, como consulta notas de corte

Artigo revisado em 28 de setembro de 2020

A nota de corte Sisu 2021 só acontece durante o período das inscrições. Após finalizada, o sistema seleciona os candidatos com maior nota no curso de interesse para apresentarem a documentação. Confira aqui como funciona, quais as regras e para quê ela serve!

Durante o ano de 2021, o Sisu – Sistema de Seleção Unificada oferece vagas nas instituições de ensino superior para quem fez o Enem. Sendo assim, a cada semestre há uma edição possibilitando a sua participação ao processo de seleção.

Com isso, você pode ingressar em um curso de graduação de seu interesse. E uma das vantagens desse programa Sisu é que ele dá a chance de você escolher até 2 (duas) opções de cursos. E, desse modo, se você não conseguir atingir a nota em um pode ser que consiga em outro.

Nota de corte Sisu 2021
Nota de corte Sisu 2021

E também ao escolher a modalidade de concorrência você só disputa a vaga com esse grupo escolhido, o que torna a seleção mais estreita.

Por isso, se você fez o Enem, não obteve zero na redação, não se encaixa como treineiro e teve nota acima de 450 pontos, então, está a apto a concorrer. Saiba abaixo mais informações e aproveite essa grande oportunidade de realizar o seu sonho de graduação.

Como funciona Nota de corte Sisu 2021

como funciona a note de corte

A nota de corte Sisu 2021 é um meio pelo qual o candidato é selecionado pelo sistema Sisu para fazer a sua matrícula. Por haver muitos inscritos ao programa, ele criou um método de seleção que considera, basicamente, 2 critérios:

  • 1 – Número de vagas disponíveis para cada curso
  • 2 – Total de inscritos nesse curso, por modalidade de concorrência

Assim, ele rastreia a menor nota dos candidatos e verifica aqueles que, potencialmente, podem ser selecionados. Por isso, cada curso superior nas instituições definem uma nota mínima para ingresso.

E se o candidato atender a essa nota mínima ou apresentar nota superior a ela, ele pode ser selecionado na chamada regular. Quando isso acontece, ele apresenta os documentos exigidos. E, caso esteja em concordância com o que foi informado na inscrição, ele faz a matrícula.

Essa nota de corte Sisu 2021 não informa ao candidato em tempo real, pois é necessário para a contagem os que vão se inscrevendo. Ele acontece 1 vez ao dia dependendo das inscrições e somente nesse período.

Há também a possibilidade de participar da lista de espera, caso o candidato não tenha sido selecionado na chamada regular.

Para isso, ele acessa o sistema Sisu com o seu login e senha e clica na opção da lista de espera. E, então, é só aguardar o contato da instituição superior pelo qual ele escolheu e concluir sua inscrição.

Para cada etapa do processo seletivo Sisu 2021 há prazos a serem cumpridos. Por isso, fique atento ao cronograma para não perder nada!

Nota de corte Sisu 2021 – Para quê serve?

Nota de corte Sisu 2021 – Para quê serve

Muitos candidatos possuem dúvidas quanto a nota de corte Sisu 2021 e como é feito esse cálculo pelo sistema. Na verdade, ele é apenas uma referência que informa ao candidato se ele pode ser selecionado no curso escolhido.

Então, não é nada exato. Ele serva apenas para direcioná-lo a verificar se pode ou não ser chamado a apresentar os documentos. Por isso, é apenas para ter uma base.

É mediante o resultado que você saberá se foi ou não selecionado para fazer a matrícula. E também existe uma data determinada no cronograma para tal informação. Enfim, fique atento as novidades e publicações no site Sisu.

Leia também:

Agora você deve entender a importância das notas de corte do Sisu. Porém, quando você já tem a sua nota em mão, como pode você saber quais cursos pode fazer com a sua nota? Para tirar essa dúvida, você deve usar a simulador das notas de corte para Sisu. O webapp é desenvolvido pelo INEP MEC. Veja seguinte.

Simulador Notas de corte

Simulador Notas de corte

Caso seja a sua primeira vez de fazer Enem, o Sisu deve ser novo para você também. Então, gostaríamos de lhe apresentar todos os recursos disponíveis no site do Sisu.

Em 29 de março de 2021, todos os participantes do Enem 2020 já podem consultar seu resultado (notas) do Enem 2020. Assim que sairem as notas, os candidatos começam a fazer pesquisas sobre as notas de corte dos cursos que lhe interessam.

Para você tiver uma experiência melhor durante o período de inscrição, e para a sua inscrição e escolha dos cursos for mais eficiente, recomendamos que use o simulador Sisu 2021.

O melhor simulador Sisu é disponibilizado pelo ministério da educação. Veja os passos seguintes como pode simular suas notas de corte Sisu.

  1. Entre no link AQUI
  2. Insira suas notas do Enem 2020 de acordo com cada área: Ciências da natura, Ciências Humanas, Linguagem, Matemática e redação.
  3. Também pode selecionar mais filtros como edição, estado.
  4. E agora pode ver os cursos e nota menor para poder ser selecionado.

Muito útil né? Todos os candidatos devem fazer a simulação antes de se inscrever no Sisu 2021.1!

Resultado Sisu 2021

Resultado Sisu 2021

Sisu 2021.1 tem duas chamadas regulares. Depois de 4 dias de inscrições, o candidato pode consultar seu resultado, ou seja, a lista de selecionado. Existem geralmente 3 meios para consultar.

  1. Veja a lista de selecionados na página do participante do Sisu
  2. Ligue 0800 616161
  3. Consulta a lista de selecionados no site da universidade.

Geralmente, existem duas chamadas. Se não recebeu nenhuma chamada, isso significa que não foi aprovado no processo regular. Mas ainda tem oportunidade! Continue lendo.

Então, se o candidato não foi chamado em nenhuma chamadas, ainda tem chance de ingressar no curso desejado? A resposta é sim. O candidato deve manifestar o seu interesse em lista de esperar. Veja seguinte como funciona para participar.

Lista de espera Sisu 2021

Quer participar da lista de espera Sisu 2021, mas não sabe como solicitar? Aprenda aqui como manifestar interesse nessa etapa que tem um período determinado de acordo com o cronograma. E tente mais essa chance de conquistar uma vaga em um curso superior de sua escolha!

Participar da lista de espera Sisu 2021 é mais uma oportunidade que você pode tentar ingressar em um curso de graduação. Assim, após as chamadas regulares, o sistema Sisu abre inscrições para solicitar a participação nessa etapa. Lembrando que existem critérios para ter direito a participação!

Assim, se você quer ter o seu sonho realizado em concluir os estudos em uma universidade federal, então, não perca essa chance! O Sisu – Sistema de Seleção Unificada é a melhor forma de ingressar no ensino superior tendo a garantia de estudar gratuitamente nas melhores faculdades do país.

Para que tenha um bom desempenho nessa lista de espera Sisu 2021, leia as informações abaixo e fique por dentro de todas as etapas e prazos.

Conclusão

A nota de corte é um dos sistemas utilizados para que a quantidade de vagas ofertadas atenda a demanda da quantidade inscritos, ou seja, a nota de corte do Sisu nada mais é que a representação do valor que um determinado curso tem e para que o estudante de maneira justa possa ingressar nesse curso.

A nota de corte Sisu é divulgada sempre às 2h da madrugada de um dia para o outro durante os dias de inscrições.

O interessado fica ciente de sua nota e pode fazer a alteração de curso, universidade pública ou mesmo estado, de acordo com a nota obtida.

Se você quiser comentar, fique a vontade. E compartilhe, se assim desejar!

Inep_Oficial

PaginadoParticipante.com é um portal votado para estudantes que quiserem ficar dentre das notícias sobre: Enem, Sisu, Prouni, Fies, Encceja, Fatec, Etec, e muitos mais programas do Governo Federal do país. Não perca a sua chance e faça a inscrição agora. Fique ligado/a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *