Entenda Nota de corte do Sisu

Entenda Nota de corte do Sisu, como funciona

O que é nota de corte

A nota de corte pode variar muito de faculdade para faculdade e de curso para curso, podendo até mudar de ano para ano. Portanto, deve-se notar que a nota de corte é uma base para se ter uma ideia de quanta preparação é necessária.

Porque o que significa uma marca de corte? Veja abaixo quais são os principais significados e características da nota de corte.

É a nota mínima exigida para que um aluno seja aprovado em um curso em uma determinada faculdade.

A nota de corte é temporal, ou seja, é apenas para seleção e pode mudar a cada ano.

Ela corta a lista entre classificados (que são elegíveis para reivindicar o cargo) e aprovados (aqueles que não tiveram nota apesar de passar a nota mínima para se qualificar).

Como funciona nota de corte SISU

Por exemplo:

A nota de corte do curso Direito na USP é 790 pontos. E tem 10 vagas. Para ser classificado, os 10 anos devem ter mais de que 790 pontos. E o décimo aluno tem nota 790 pontos. E a nota dele é considerada nota de corte desse curso.

Então, o ranking poderiam ser assim:

CandidatoNota do Enem
1815
2811
3810
4808
5802
6801
7799
8795
9791
10790

Requisitos para matrículas dos selecionados do SISU

Além disso, existem regras para que o aluno classificado possa se matricular e começar a estudar, veja:

Ter o ensino médio: até alguns anos atrás, uma vez aprovado no Enem, já era possível ter um diploma do ensino médio; porém, agora é necessário ter ensino médio completo com diploma de instituição reconhecida pelo MEC.

Realização da Prova do Enem dos Anos Anteriores: Não é mais aceitável usar a Nota do Enem dos anos anteriores para a prova Para usar a participação no sisu 2023, o aluno deve fazer a prova em enem 2022 e assim sucessivamente.

Alcançar 400 pontos no teste e 450 pontos na redação: Em alguns casos, principalmente para ofertas de trabalho de ação positiva, a concorrência foi baixa e a pessoa conseguiu o emprego apesar de não ter sido aprovada no exame. Agora isso não é mais possível, é necessário passar no exame para conseguir o emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.