Matrícula Rio 2021 – calendário, inscrições dos novos alunos

Artigo revisado em 9 de setembro de 2020

Com acesso simples e rápido, você pode fazer a matrícula fácil online em uma das várias escolas públicas do Rio de Janeiro. Nesse portal, também dá a possibilidade de você solicitar transferência bem como efetuar uma reserva. Confira aqui!

Matrícula Rio 2021

prefeitura rio educação
Educação Prefeitura RIO

Matricular o seu filho (a) em uma escola da rede pública do Rio de Janeiro ficou muito mais prático com a criação do site Matrícula RIO, também chamda de matrícula carioca desde 2019.

Ele é um portal voltado exclusivamente para reserva de vaga desde a creche até o ensino médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos. E se você quiser transferir o aluno para outra instituição (dentro do mesmo estado) há esse serviço também.

Quer saber como a Matrícula Fácil Online funciona? Separamos para você abaixo algumas informações importantes a fim de que possa usar o portal da melhor forma possível.

Descubra como realizar a matrícula, pedir transferência, efetivar uma reserva, consultar inscrição, verificar disponibilidade de vagas na escola que deseja e outros detalhes.

Como funciona a Matrícula Rio?

alunos novos matrícula rio

Para evitar grandes filas nas escolas e toda aquela inconveniência de chegar muito cedo (e até de madrugada) para conseguir uma vaga para o filho estudar foi que a Matrícula Fácil Online surgiu.

Você pode, facilmente, realizar a inscrição pela internet e aguardar o resultado. Muito mais rápido, simples e prático. No entanto, mesmo que seja possível conseguir a vaga de forma online, você ainda precisará se dirigir até a unidade escolar escolhida para confirmar munido de toda a documentação.

Para que possa seguir corretamente o procedimento será preciso conhecer as suas regras. Assim, veja a seguir o que é preciso para usufruir desse serviço online!

Regras para a Matrícula Rio 2021

Para você realizar a inscrição pela internet bem como efetivar a matrícula do candidato é imprescindível que leia as regras que foram publicadas. Para isso, elas estão constituídas mediante duas resoluções que você pode ler agora mesmo clicando em cada uma delas:

  1. Resolução SME Nº 108
  2. Resolução SME Nº 119

Assim, resumidamente, são regidas por:

  • Abrange Educação Infantil (Creche e Pré–Escola), Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e de Educação Especial da Rede Pública
  • É preciso seguir rigorosamente o calendário anual
  • O não comparecimento para a confirmação e efetivação da matrícula corresponderá à desistência da vaga
  • Após o período de matrícula online estipulado no calendário, será possível realizar nas unidades escolares
  • Define a modalidade, idade, data de inscrição, além de outros pormenores
  • E outras diretrizes!

Quem pode se inscrever na Matrícula rio

quem pode inscrever matrícula rio

Para você inscrever o seu filho ou qualquer pessoa será necessário obedecer o seguinte:

  • Educação Especial – é destinada a Crianças e Jovens com Deficiência
  • Creche – para Crianças até 3 anos e 11 meses
  • Pré-escola/Ensino Fundamental/EJA – Transferência Interna – para Crianças e Jovens a partir de 4 anos e Adultos
  • Pré-escola/Ensino Fundamental/EJA – Alunos Novos – para Crianças e Jovens a partir de 4 anos e Adultos

Ao realizar a inscrição, o resultado é informado na mesma hora. No entanto, para o caso da educação especial, ele será informado na avaliação.

Como fazer a inscrição da Matrícula Rio

página incial matrícula rio
Como fazer inscrição

A inscrição é feita pela internet e pelo próprio site da Matrícula Rio obedecendo o cronograma do calendário (abaixo você poderá acessá-lo) de acordo com cada modalidade.

Se a sua criança, adolescente, jovem ou adulto já está matriculada em uma escola pública do Rio, a renovação é automática. Isso significa que a vaga está garantida e não precisa você fazer essa inscrição.

Aos demais, siga o passo a passo abaixo e realize a inscrição. Normalmente, ela se inicia em dezembro e finaliza em fevereiro pela internet.

Após a data final, você terá que comparecer a uma unidade escolar próxima de sua casa! Por isso, fique atento aos prazos!

Passo a passo da Matrícula Fácil Online Rio

Para se inscrever, faça o seguinte:

  • Acesse a Matrícula Fácil Online Rio pelo link oficial: clique aquiclique no botão- fazer inscrição
  • Clique na opção Faça a sua inscrição
  • Em seguida, selecione o tipo de inscrição que aparece no visor
  • Depois, preencha todos os campos com os seus dados e verifique se estão todos corretos
  • Após isso, clique em Enviar Inscrição
  • Vai ser gerado um número de identificação, então, anote em um papel

Pronto! A inscrição foi realizada com sucesso ao ser gerado esse número que você deverá utilizar para confirmar a sua matrícula na unidade escolar!

Em relação a inscrição da Educação Especial será necessário comparecer ao local que você escolher para receber a avaliação.

Você deverá anotar o número da inscrição, a data, a hora, o local. Após esse agendamento, se dirija com a criança especial e os laudos que possui para ser avaliado e, assim, receber o resultado dessa análise.

Calendário da Matrícula carioca

calendário matrícula carioca
calendário

Para você saber a respeito do calendário da Matrícula Fácil Online basta acessar a Resolução SME n.° 119 e verificar as datas de inscrição conforme a modalidade.

É muito importante que você leia quanto as prazos para que não perca o período e sua criança fique sem estudar.

  • Clique aqui  e confira agora mesmo!

Consulta inscrição e resultado

Após concluir a sua inscrição, segue o calendário da matrícula online e lembre de consultar a sua inscrição e resultado.

Geralmente a vaga para aluno veterano é garantida. Porém, ainda vale a pena consulta o resultado matrícula Rio 2021.

Fique ligado aos quais documentos são necessários para efetivar a sua matrícula quando comparecer à escola pública designada.

Leia também:

Contato Matrícula Rio 2021

  • Pelo telefone: ligue 1746
  • Pela internet: acesse 1746.rio

O que achou dessas informações? Foram úteis para você? Que tal comentar algo sobre essa grande novidade na área educacional do Rio de Janeiro? Não deixe de inscrever o seu filho ou filha em uma unidade escolar pública do Rio e garantir a sua vaga!

Ficaremos agradecidos pela sua mensagem! E se desejar compartilhar com aquele amigo, então, fique à vontade!

Inep_Oficial

PaginadoParticipante.com é um portal votado para estudantes que quiserem ficar dentre das notícias sobre: Enem, Sisu, Prouni, Fies, Encceja, Fatec, Etec, e muitos mais programas do Governo Federal do país. Não perca a sua chance e faça a inscrição agora. Fique ligado/a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *