Matrícula Fácil Online 2020

Matrícula Fácil online 2020 abrirá as suas inscrições a partir de janeiro para o ano letivo. E também em julho para o segundo semestre. Assim, se você pretende matricular o seu filho (a) deve fazer a reserva para garantir a vaga. Saiba aqui como funciona, como acessar o sistema, documentação e demais informações.

No estado do Rio de Janeiro, as matrículas do seu filho(a) podem ser realizadas pela internet. Essa é uma das inovações que o governo tem feito, recentemente. Sendo assim, o objetivo é agilizar o processo de ingresso nas escolas estaduais e municipais.

Matrícula Fácil Online 2020
Matrícula Fácil Online 2020

Desse modo, as longas filas que tinham na frente das instituições para conseguir uma vaga acabaram. E, agora, você pode acessar o site Matrícula Fácil e realizar a pré-matrícula.

Após reservada a vaga você se dirige até a escola com a documentação completa e só aguarda o início das aulas. Muito mais simples, rápido e fácil! Além de poder fazer a matrícula, ainda é possível transferir qualquer aluno entre as escolas do Rio de Janeiro.

Matrícula Fácil 2020 – Como funciona?

A matrícula Fácil 2020 é uma iniciativa do governo do Rio de Janeiro onde você pode ter a facilidade de reservar a vaga de seu filho (a). Assim, há a possibilidade de conseguir tanto para o ensino fundamental como ensino médio em toda a rede pública (estadual, municipal e federal).

seeduc

Outro ponto importante é que você pode vir de escola privada e ingressar em uma escola da rede pública. Então, poderá realizar pela Matrícula Fácil 2020 no período determinado juntamente com os demais.

Também oferece a opção da EJA – Educação de Jovens e Adultos. Ela é indicada para aqueles que possuem mais de 15 anos e 18 anos e que não finalizaram os estudos na idade apropriada. Assim, é mais uma chance para esse grupo de estudantes.

Para usar esse recurso é necessário verificar o calendário com todas as datas e prazos. Normalmente, as inscrições iniciam-se no primeiro e segundo semestre, no início de cada um deles. Então, aguarde até que ele seja publicado para entrar no site e fazer a sua matrícula.

É importante frisar que após o período da Matrícula Fácil 2020 no site, você deve se dirigir até a escola. A reserva da matrícula só pode ser feita pela internet até a data limite especificada no calendário. Após essa data é diretamente na escola com a documentação exigida.

Como ter acesso ao sistema?

Você pode acessar o site Matrícula Fácil 2020 quando abrirem as inscrições e fazer a busca das vagas até o período em que estiver disponível. Em janeiro e julho, provavelmente, já poderá realizar a matrícula pelo site e, por isso, fique atento!

Para acessar o sistema, clique em Matrícula RJ pelo link aqui. Quando estiver no período de matrícula, você já poderá realizar a inscrição. E, depois, se dirigir até a escola com todos os documentos em mãos.

site matrícula fácil rj para inscrições 2020

É importante destacar que cada etapa de matrícula Fácil 2020 tem a sua fase. Por exemplo, a matrícula para a EJA – Educação de Jovens e Adultos possui um período diferente dos demais. Pelo calendário é possível acompanhar as mudanças.

Matrícula Fácil 2020 – Documentação

Ao realizar a matrícula Fácil 2020 pelo site é preciso reunir a documentação e se dirigir até a escola que escolheu. Assim, para você saber o que tem que apresentar, leia esta lista abaixo:

  • Certidão de nascimento ou casamento original (ela será devolvida no ato da matrícula)
  • Carteira de identidade e CPF do aluno, caso possua
  • Histórico escolar ou declaração da última unidade escolar em que estudou, o qual constará a série pela qual está habilitada. Esse documento deve ser original e ficar na escola
  • Carteira de identidade e CPF do responsável legal (caso o candidato seja menor de 18 anos). Esse documento deve ser original e cópia
  • Comprovante de residência

É recomendável reunir todos esses documentos e apresentá-los no dia em que efetivar a sua matrícula.

Calendário

alunos rede pública RJ seeduc

O calendário para a matrícula é disponibilizado no site Matrícula Fácil. Ao acessá-lo, você poderá saber a data início e fim de cada atividade, desde a matrícula, renovação até início das aulas.

Acesse o site Matrícula Fácil, clique na opção do calendário e saiba de todas as atividades com o seus respectivos períodos!

Geralmente, as matrículas para ano letivo 2020 começam em novembro. Os alunos veteranos já estão com vagas garantidas e para novatos, os país ou responsáveis legais devem se preparam para fazer matrículas. Depois leva a documentação para escola e efetuar a confirmação das matrículas.

O calendário é divulgado no site oficial do matrícula fácil online 2020 do estado Rio de Janeiro. Fique ligado.

Matrícula Fácil 2020 – Pesquisar vagas

Você por meio desse recurso virtual pode também pesquisar vagas nas séries que pretende matricular o seu filho (a). Assim, o site também informa esses dados a fim de facilitar quando elas forem sendo preenchidas.

Desse modo, cada escola oferece um número de vagas. E, então, você pode fazer a consulta pela internet. Para fazer isso, siga estes passos:

  • Acesse o site Matrícula Fácil ao clicar Consulta de vagasconsulta vagas das rede pública rj 2020
  • Preencha os campos município (selecione a cidade que você mora)
  • Em seguida, selecione o bairro que você se encontra
  • Depois, selecione a série, o curso e turno que deseja que seu filho (a) ingresse na escola
  • Finalize, ao clicar em Consultar

Pronto! Você poderá verificar as vagas na escola que escolheu!

Viu como essa facilidade pode te ajudar a economizar tempo? Com essa ferramenta você não precisará mais ir até a escola e ficar horas e horas lá para conseguir uma vaga. Por isso, use a Matrícula Fácil 2020 e realize a matrícula com muito mais praticidade.

Se esse conteúdo o ajudou, então, comente! E, nos ajude a divulgá-lo, compartilhando em seu feed nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *