Como saber seu local da prova do Enem 2020 (impressa e digital)

Como saber seu local da prova do Enem 2020 (impressa e digital)

Artigo revisado em 28 de setembro de 2020

As provas enem 2020 estão chegando. Para te ajudar a descobrir o seu local da prova Enem 2020 preparamos esse texto, assim você aprenderá passo-a-passo como descobrir o seu local de prova.

datas das provas enem 2020
Cronograma Enem 2020 impresso e digital

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, está chegando e os estudantes já estão começando a ter aquele friozinho na barriga quanto ao que estar por vir.

Para muitos brasileiros, o Enem é uma das poucas oportunidades para conseguirem cursar o Ensino Superior.

A edição do Enem 2020 está chegando, faltando apenas um mês ainda surgem dúvidas quanto a logística da prova, principalmente sobre como descobrir em qual das dezenas de escolas da cidade que irá realizar o exame.

Passo a passo para saber o seu local da prova enem 2020

local da prova do enem 2020

Sabemos como o período próximo a prova pode ser cheio de ansiedade e medo, por isso é comum que muito se assustem e achem todo o processo do Enem mais complicado do que realmente é.

É importante sempre pensar que é uma prova que ocorre anualmente e não há uma idade máxima para realizá-la, você tem todo tempo do mundo.

Agora vamos focar no que você veio descobrir nesse texto, o seu local da prova enem 2020.

Como já dito, não há nada de grandes complicações para descobrir a escola em que irá fazer as 180 questões, basta você fazer o seguinte:

página do participante enem inep

  • Acesse o site do Exame Nacional do Ensino Médio 2020;
  • Entre na Página do Participante pelo link aqui;
  • Faça seu login com seu CPF e a senha recebida por e-mail durante as inscrições;
  • Em sua conta você conseguirá ver o seu cartão com o local de prova e ainda o número da sala em que você deverá estar;
  • Fácil assim mesmo, você já descobriu só com esses passos onde irá realizar o exame.

Provas do Enem 2020

prova enem digital
Prova Enem digital

O Inep disponibilizará para todos onde serão os locais de provas de cada um no dia 22 de outubro, apenas uma semana e meia antes da primeira aplicação do exame. Preste muita atenção e não perca tempo!

Lembre que você já escolheu o município em que realizaria a prova durante as inscrições, você teve oportunidade de mudar quantas vezes quissessem, mas apenas até o encerramento das inscrições.

Agora, a cidade de aplicação não pode mais ser alterada, então se prepare bem para poder estar presente sem atrasos nos dias do exame.

Vale a pena ressaltar que as provas do enem 2020 acontecem em janeiro e fevereiro. Inep adiou as provas por 2 meses devido ao coronavírus. Além disso, as provas aconetcem em 4 domingos. E pela primeira vez temos enem digital. Recomendamos que todos aqueles participantes do Enem digital façam simulados antes das provas.

Lembretes importantes para os participantes

Para te ajudar um pouquinho mais a ir tranquilo realizar o Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 separamos mais alguns lembretes importantes para você:

  • Esse ano o Enem ocorrerá em dois finais de semana diferentes, nos dias 4 e 11 de novembro;
  • Ambas as provas começam as 13 horas e 30 minutos, mas você só poderá entrar para o exame entre 12 e 13 horas, atrasos não são permitidos;
  • O horário é de acordo com o horário de Brasília, se você está em um fuso horário diferente se atente a isso;
  • As questões possuem longos textos e exigem muita concentração, faça o possível para estar descansado e alimentado;
  • Não esqueça água e lanchinho, você passará horas em prova.

Esperamos ter ajudado a descobrir o seu local da prova, boa sorte na edição Enem 2020!

Cartão de confirmação Enem 2020

cartão de confirmação do Enem 2020
Neste cartão de confirmação consta local da prova e horário

Saiba como obter o cartão de confirmação Enem 2020 com os locais, horários e datas das provas. Para isso, você precisará acessar a área da página do participante com o número de inscrição Enem e senha atual! Mais detalhes confira aqui!

Cada ano milhões de estudantes realizam as inscrições Enem para ingressar numa universidade. Ele é uma grande oportunidade de conquistar uma graduação. Talvez, você queira fazer um curso naquela faculdade federal que tanto sonha ou tentar uma vaga no curso de Direito.

É por meio desse exame que esse sonho pode ser realizado. Ao participar do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio você pode fazer o processo seletivo do ProUni, Fies e Sisu.

Apesar de cada um desses programas possuir o seu próprio critério de seleção, mas a nota Enem é uma obrigação de todos. Por isso, você deve investir muito nos estudos diários a fim de obter uma nota alta que possibilite a entrada no curso que almeja.

Sem esquecer, é claro, de todas as etapas e prazos, pois se perder algo você será prejudicado. Por isso, acompanhar o cronograma é um requisito indispensável.

É nesse cronograma que estão todas as etapas. E uma delas é o acesso ao local de sua prova. Essa informação está inserida no cartão de confirmação, um documento emitido pelo Inep em sua página do participante.

Dados de informações

cadernos da prova enem 2020

Ao ter acesso ao seu cartão de confirmação Enem você encontrará:

  • O endereço completo do local de sua prova
  • A informação do seu número de inscrição Enem
  • Datas e horários de sua prova
  • Opção da língua estrangeira que escolheu para a prova
  • Indicação de atendimento especializado aprovado, caso tenha solicitado esse pedido

É importante que imprima e apresente esse cartão de confirmação Enem nos dois dias de sua prova. Assim, evita qualquer tipo de transtorno e complicação.

Algumas dicas para você seguir a fim de se sair bem até o dia da prova:

  • Toda e qualquer informação referente a sua prova estão descritas em seu cartão de confirmaçã Logo, é obrigatório acessá-lo quando estiver disponível
  • No cartão de confirmação Enem também estará descrito a sala em que realizará a sua prova
  • É importante que chegue até o local de sua prova com, no mínimo, 1h de antecedência
  • Se necessitar, vá até o endereço antes de chegar o grande dia de sua prova para se certificar que sabe onde se localiza

Conclusão

Enem 2020 é um exame muito importante. Mesmo que sofreu adiamento por 2 meses, as provas não poderiam ser canceladas. E neste ano pela primeira vez Enem irá ter prova digital. Então, consultar o cartão de confirmação e seu local da prova do Enem 2020 é muito importante.

O local para provas impressas e digitais é diferente. Além disso, temos as datas e horários das provas diferentes para versão impressa e digital. Então, preste muita atenção e consulta seu local da prova assim que puder. Bom estudo para todos. Espero que todos os candidatos tenham bom desempenho.

Inep_Oficial

PaginadoParticipante.com é um portal votado para estudantes que quiserem ficar dentre das notícias sobre: Enem, Sisu, Prouni, Fies, Encceja, Fatec, Etec, e muitos mais programas do Governo Federal do país. Não perca a sua chance e faça a inscrição agora. Fique ligado/a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *