Lista de espera Sisu 2021 – requisitos e inscrições

Lista de espera Sisu 2021 – requisitos e inscrições

Artigo revisado em 18 de outubro de 2020

A lista de espera Sisu 2021 é uma alternativa para aqueles candidatos que não foram convocados na chamada regular. Sendo assim, você pode solicitar que seu nome seja incluído nessa lista. Saiba mais informações e detalhes de como ela acontece e qual período você pode participar!

sisu lista de espera

O Sisu – Sistema de Seleção Unificada é um programa em parceria com o MEC – Ministério da Educação e as instituições superiores públicas do país. Por meio desse programa, o participante Enem pode concorrer a uma vaga em um curso superior de seu interesse.

Todos os anos, o Sisu ocorre permitindo que você realize o seu sonho de graduação. Tanto você pode participar no início do ano, primeiro semestre, quanto na metade, isto é, segundo semestre. Há duas chances de concorrer e tentar a uma vaga.

Dependendo da sua nota Enem, o sistema Sisu seleciona esses candidatos que atendem a nota mínima exigida pela universidade pública e os seleciona. Quando isso acontece, você é convocado a apresentar a sua documentação conforme o que informou no ato de sua inscrição.

Caso esteja tudo em conformidade com os critérios exigidos, você realiza a sua matrícula. No entanto, existem muitos candidatos que desistem ou não apresentam todos os documentos.

Nesse momento, existe a lista de espera Sisu 2021, a qual dá uma segunda chance de participar para obter uma vaga. Então, veja a seguir mais detalhes e informações sobre essa etapa que pode ser a sua grande chance de realizar o seu sonho em concluir o ensino superior!

Critérios, requisitos de participação na lista de espera

quem pode participar na lista de espera

Mais uma oportunidade para você tentar a uma vaga no ensino superior em uma instituição pública no país! O processo seletivo do Sisu é um dos mais concorridos visto ser uma porta de ingresso a uma universidade federal ou estadual.

Sendo assim, a disputa é acirrada pelos estudantes que mais querem ter o seu sonho de concluir a graduação de forma gratuita. Por isso, a sua nota Enem é de extrema importância para a concorrência da vaga naquele curso de seu interesse. Então, se esforce e lute!

Após a chamada regular, a lista de espera Sisu 2021 tem a vantagem de ser mais uma chance de ingresso ao curso de seu interesse.

No entanto, é necessário cumprir alguns critérios, requisitos para participar, os quais são:

  • Não ter sido selecionado, em nenhuma das duas opções de curso, durante a chamada regular

Caso cumpra com esse requisito, então, poderá manifestar interesse em fazer parte dessa lista.

Como se inscrever na lista de espera Sisu 2021?

página do participante sisu

Para você participar da lista de espera Sisu 2021 é preciso que você manifeste interesse. Sendo assim, o cronograma Sisu define um prazo para que o candidato solicite que seu nome seja incluído nessa lista.

Tanto no primeiro como segundo semestre, as vagas são ofertadas dependendo da quantidade de candidatos selecionados na chamada regular. Por isso, ela acontece logo após a sua matrícula.

Logo quando estiver essa etapa aberta, você fará o seguinte:

  • Acessará o sistema Sisu no período especificado no cronograma
  • Selecione o seu boletim
  • Em seguida, clique na opção que corresponde ao seu interesse em participar da lista de espera
  • Aguarde o comprovante de confirmação de que foi realizada a manifestação em participar da lista de espera Sisu 2021 com sucesso

Para essa etapa de inscrição, o sistema Sisu não informa nenhum dado de que você foi selecionado a apresentar a documentação. Então, cabe as instituições de ensino superior informar e você é quem deverá ter a reponsabilidade de consultar.

Só poderá manifestar interesse em participar da lista de espera Sisu 2021 aqueles candidatos que não foram selecionados na chamada regular. Também que não tenham sido convocados em nenhuma das duas opções de cursos disponíveis para participar.

classificação geral sisu resultado
Classificação geral sisu 2021

Como visto, a lista de espera é uma das alternativas para você ainda tentar a uma vaga no curso de seu interesse. Sendo assim, não perca essa oportunidade e se inscreva na data específica.

Vale ressaltar que todas as informações devem ser consultadas na própria instituição de ensino que você optou no ato da inscrição. Por isso, fique atento aos prazos para não perder o período de se matricular!

Informações sobre o processo seletivo

nota de corte sisu 2021

Agora que você já sabe como funciona a lista de espera Sisu 2021, chegou a hora de saber mais detalhes de todo o processo de seleção. Então, eis abaixo algumas informações úteis acerca das etapas e prazos definidos pelo cronograma:

  • O Sisu ocorre em dois períodos do ano: primeiro e segundo semestre
  • Além da chamada regular, lista de espera, o programa também oferece vagas nas bolsas remanescentes. Elas são destinadas a um grupo específico e tem a finalidade de preencher vagas que sobraram durante o ano por conta de desistência ou outros motivos
  • Todas as etapas e prazos são determinados pelo cronograma. Por isso, acesse e acompanhe!
  • Após o ingresso ao curso superior e caso deseje mudar para outro, você poderá solicitar a transferência conforme a disposição da faculdade e vagas
  • Toda inscrição a qualquer etapa do processo seletivo é gratuita
  • A sua nota Enem 2020 é decisiva para conseguir uma vaga no curso de graduação de seu interesse. Por isso, certifique-se de escolher aquele que melhor atende ao seu desempenho na prova!

Como visto, a lista de espera Sisu 2021 é a chance que você estava esperando para ingressar em um curso superior de seu interesse. Por isso, fique atento ao período em que estiver disponível pelo cronograma!

Conclusão

O Sistema de Seleção Unificada, é nada mais e nada menos que mais conhecido como Sisu, um programa do governo federal lançado como intuito de fazer com que os estudantes que fizeram o Enem em ano anterior pudessem disputar uma vaga em um dos cursos desejados na rede pública de ensino superior.

A lista de espera Sisu 2021 é a oportunidade dada aos candidatos que não foram chamados na primeira convocação do resultado para a matrícula na instituição de ensino. Assim, se você fez sua inscrição sisu 2021, não foi selecionado, mas quer fazer parte dessa lista, então, veja como funciona!

Se desejar, comente e compartilhe! Também volte outras vezes em nosso blog a fim de saber de mais notícias no segmento de educação. Nos acompanhe e fique por dentro de todas as novidades!

Inep_Oficial

PaginadoParticipante.com é um portal votado para estudantes que quiserem ficar dentre das notícias sobre: Enem, Sisu, Prouni, Fies, Encceja, Fatec, Etec, e muitos mais programas do Governo Federal do país. Não perca a sua chance e faça a inscrição agora. Fique ligado/a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *