Inscrições Sisu 2021

Artigo revisado em 10 de setembro de 2020

A cada 6 meses, as inscrições Sisu 2021 acontecem para que você possa ter a oportunidade de concorrer a uma vaga no curso superior. Mas para isso é preciso ter feito o Enem como também atingido acima de 450 pontos nas provas e não ter zerado na redação. Confira mais detalhes!

O ano de 2021 é marcado por muitas mudanças no âmbito educacional superior. Principalmente, quanto ao Enem – Exame Nacional do Ensino Médio que trará a partir de 2020 a prova digital como um projeto piloto. Mas, ele continuará com a prova tradicional, em formato impresso.

sisu 2021

Assim, você deve estar atento a qualquer novidade na imprensa a fim de ficar atualizado, pois isso refletirá no Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Esse programa foi criado pelo MEC – Ministério da Educação que atende a estudantes que fizeram o Enem e querem ingressar numa universidade.

Desse modo, a nota que tiraram no Enem pode ser usada para concorrer a uma vaga em um dos dois cursos que cada um escolhe. O Sisu é um modelo de seleção bastante concorrido, pois a faculdade oferecida é pública, estadual e/ou federal.

Caso você tenha participado do Enem e deseja se inscrever no Sisu 2021 atendendo a todos os critérios, então, aguarde a inscrição tanto em janeiro como junho. Saiba mais informações lendo abaixo!

Inscrições Sisu 2021 – Como acontece o processo seletivo?

O sistema informatizado Sisu é um processo seletivo que seleciona as notas melhores do Enem para concorrerem a uma vaga no curso superior. Assim, o candidato que deseja concorrer, pode escolher até 2 cursos de seu interesse, na modalidade que preferir e torcer para ser selecionado.

como funciona sisu

Durante as inscrições Sisu 2021, o candidato pode alterar a escolha dos cursos que fez bem como algum dado de mudança de endereço. É importante que acompanhe, pela página do Sisu, a nota de corte, pois é por meio dela que você sabe se tem condições de ser convocado ou não.

A nota de corte é um método sistemático que filtra os candidatos, dentro do seu curso, e seleciona os melhores. Isso significa que quanto maior a sua nota, mais chance tem de ser convocado. Depois de encerrar as inscrições, não há mais como alterar nada.

A primeira etapa é conhecida como chamada regular. Logo após o encerramento das inscrições, a lista com os nomes dos potenciais candidatos ao curso escolhido são chamados a apresentarem a documentação.

Caso esteja tudo certo e de acordo com o que foi informado na inscrição, então, a matrícula é realizada. E, após isso, já poderá iniciar os estudos.

E se você não foi convocado nessa etapa, não se preocupe! Ainda há a lista de espera que você pode se candidatar pelo sistema Sisu, caso não tenha sido selecionado na chamada regular, em nenhuma das duas opções.

Depois de todas essas etapas, encerra-se essa edição e daqui a 6 meses novas inscrições Sisu 2021 são abertas! Por isso, aproveite cada uma dessas oportunidades!

Inscrições Sisu 2021 – Critérios de participação

inscrições, requisitos

Como todo programa, os critérios de participação existem no Sisu 2021. Para você se inscrever, é necessário que:

  • Tenha feito o Enem 2020, ter atingido acima de 450 pontos nas provas e não ter tirado zero na redação
  • Não se enquadrar como treineiro, conforme edital Enem, no item 2.5

Vale ressaltar que a instituição superior, no curso que você escolher, pode exigir uma nota ou média mínima diferente ao que é informado pelo programa. Assim, o próprio sistema Sisu identifica se você possui a nota exigida e, caso negativo, ele avisa enviando uma mensagem.

Veja como pode consultar os resultados da seleção Sisu 2021:

Inscrições Sisu 2021 – Cronograma, etapas e prazos

O programa Sisu 2021 possui um cronograma definido com etapas e prazos que devem ser seguidos e cumpridos. Basicamente, ele ocorre nesta sequência:

  • Abertura das inscrições Sisu 2021
  • Divulgação da nota de corte após 24h da abertura
  • Resultado da chamada regular
  • Prazo para participar da Lista de Espera
  • Matrícula da chamada regular (dias e horários definidos pela própria instituição superior que você foi convocado a apresentar a documentação)
  • Convocação dos selecionados na lista de espera
  • Encerramento da edição Sisu 2021

Após todas essas etapas, o Sisu encerra e, nos próximos 6 meses, nova edição é aberta!

Inscrições Sisu 2021 – Como se inscrever?

Se você atende aos critérios que o programa exige, então, pode se inscrever pelo sistema Sisu. Para isso, siga este passo a passo e realize a sua inscrição Sisu 2021!

botão fazer inscrição no sisu

  • Em seguida, insira o seu número de inscrição Enem 2020 e senha. Depois, selecione não sou robô e clique em Entrar no Sisu
  • Veja se os dados que constam no sistema estão atualizados. Caso positivo, confirme as informaçõ E, caso negativo, altere o que for necessário
  • Escolha os dois cursos que deseja concorrer a vaga e a modalidade que pretende concorrer
  • Confirme as informações e finalize sua inscrição!
  • Aguarde a confirmação de sua inscrição ao receber uma mensagem do sistema!

Pronto! Após essa etapa, você aguarda o resultado e, caso seja selecionado, apresentará a documentação! Se estiver tudo certo, realizará a sua matrícula. E já poderá iniciar os seus estudos.

Como lido, a inscrição Sisu 2021 é uma grande oportunidade de obter um curso superior em uma universidade pública. Por isso, não perca essa chance de concorrer a uma vaga! Se desejar esclarecer algum item, pode acessar o site ao clicar em Tire suas dúvidas!

Nota de corte

Se você está ansioso ou ansiosa para saber as notas de corte do Sisu, saiba que esse é um dos critérios mais importantes durante o período de inscrição do Sisu, e para se sair bem no processo seletivo, que tal conferir as informações mais importantes sobre a nota de corte Sisu!

Para calcular a note de corte de um curso, É muito simples, o sistema faz esse cálculo e a atualização é feita no sistema sempre às 2h da madrugada, por isso, o cálculo é baseado da seguinte forma:

  • Nº da quantidade de vagas ofertadas + nº de inscritos no curso

Quando é obtido o resultado, o sistema faz uma leitura de nota de um determinado curso, e a média da nota do Enem é comparada, dando assim ao interessado uma parcial do resultado no período de inscrição.

Agora que você já sabe como funcionam as inscrições Sisu 2021, que tal compartilhar esse post com aquele amigo(a)? Se quiser, pode comentar também!

Inep_Oficial

PaginadoParticipante.com é um portal votado para estudantes que quiserem ficar dentre das notícias sobre: Enem, Sisu, Prouni, Fies, Encceja, Fatec, Etec, e muitos mais programas do Governo Federal do país. Não perca a sua chance e faça a inscrição agora. Fique ligado/a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *