Inscrições SISU 2019

Após o período de provas do Enem 2018, o que mais deixa os estudantes ansiosos é com o período de inscrições Sisu 2019, e para fazer a sua inscrição e concorrer a uma vaga na rede pública de ensino superior, saiba como você pode fazer a sua inscrição Sisu!

Sisu 2019 MEC

O Sistema de Seleção Unificado é um programa criado pelo MEC em parceria com o governo federal, esse programa tem como base se o acesso direto dos estudantes brasileiros que fizeram a prova do Enem em ano anterior e por meio da nota obtida possa ingressar na universidade pública em qualquer território brasileiro.

O Sisu tem caráter seletivo, acontece duas vezes ao ano ter as suas inscrições sisu 2019 abertas e essas só podem ser realizadas mediante apresentação do número da inscrição do Enem e a senha cadastrada com as notas regulares para cada curso.

Vagas Ofertadas

As vagas ofertadas variam de universidade para universidade, todas as instituições federais rurais são parceiras ao ingressodos estudantes pelos Sisu, incluindo também os IFs, Cefet, entre outras instituições públicas de ensino.

As vagas vão estão descritas dias antes de abrir as inscrições para a seleção, onde o estudante poderá fazer uma pesquisa ampla dos estados, dos cursos ofertados, da quantidade de vagas. A única informação que não é disponibilizada é a nota de corte, isso porque o estudante fica ciente quando a seleção estiver com as inscrições sisu 2019 abertas.

Nota de Corte Sisu 2019

É através da nota de corte que a classificação de um estudante pode ser alterada no sistema, isso porque a nota de corte é uma média feita pela quantidade de estudantes fazendo a inscrição para um determinado curso, com a quantidade de vagas ofertadas.

Quanto maior a nota obtida no Enem mais restrito vai ficando o acesso dos estudantes a um determinado curso.

A nota de corte só pode ser visualizada a partir das 2h da madrugada, de um dia para o outro durante o período de inscrições Sisu 2019. Isso porque o estudante ao ver sua nota junto com a nota de corte e a sua possível classificação pode fazer alteração necessária de um curso para outro, ou de uma instituição para outro e se notar que a nota está acessível para conquistar a vaga esse permanece no curso inscrito e acompanha o período de inscrições.

Inscrições Sisu 2019

As inscrições acontecem em dois momentos durante o ano letivo, no primeiro semestre do ano, e no segundo semestre do ano letivo. Após a divulgação do Resultado Enem, o MEC faz a divulgação de que as inscrições já estão disponíveis.

A partir do dia 22 de Janeiro, às 10 o Sistema de Seleção Unificado terá as inscrições abertas e segue até o dia 25 de Janeiro, às 23h59. Caso o estudante fique com dúvidas sobre como pode fazer a inscrição, o mesmo pode acessar o cronograma Sisu e conferir as datas do processo de ingresso as universidades públicas. Confira o cronograma Sisu!

Cronograma Sisu 2019

Para ficar por dentro dos prazos, o cronograma Sisu pode auxiliar os estudantes, confira as informações:

  • Inscrições – 22/01 a 25/01/2019
  • Resultado da primeira chamada – 28/01/2019
  • Prazo de participar Lista de Espera – 28/01 a 04/02/2019
  • Matrícula da chamada Regular – 30/01 a 04/02/2019
  • Convocação dos candidatos da lista de Espera – 07/02/2019

O cronograma pode ser consulta antes, durante e depois do período de inscrição para que o estudante possa ficar por dentro das informações.

Passo a Passo de como fazer a inscrição Sisu

Inscrições SISU 2019

Para o primeiro semestre as inscrições darão início no dia 22 de Janeiro, a partir das 10h, porém no momento de acessar a inscrição, é importante que o estudante saiba como fazer a sua inscrição no sistema, então confira o passo a passo da inscrição Sisu:

  • Acesse o site do Sisu 2019;
  • Ao abrir a tela, clique na opção “Inscrição”;
  • Na tela seguinte, digite o nº de inscrição do Enem, digite a senha e escolha a imagem solicita, em seguida clique em “Entrar no Sisu”;
  • Faça o preenchimento de seus dados, e clique em Próximo;
  • Quando chegar na tela de escolha de curso, você terá direito a escolher duas opções de curso, após fazer a escolha clique em “concluir”;

Ao confirmar seus dados e as opções de curso, o site vai lhe informar quando será disponibilizado a primeira nota de corte e assim por diante.

Faça o acompanhamento diário, durante o período de inscrição. É importante lembrar que o estudante só poderá ver a divulgação da nota de corte a partir das 2h da madrugada, ou seja, é uma maneira que o estudante tem de ver a parcial de classificação.

Leia artigos relevantes:

Resultado Sisu

O resultado dos classificados no Sisu é muito importante, como também é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes.

O resultado Sisu de acordo com o cronograma está prevista para ser divulgado em 28/01/2019, no site do Sisu, a partir das 12h, pelo horário oficial de Brasília.

Para saber como acessar o seu resultado Sisu, confira as instruções abaixo:

  • Acesse o site do Sisu;
  • Clique na opção ”Ver Resultado”;
  • Na tela de acesso, digite seu número de inscrição Enem, senha cadastrada e escolha a imagem solicitada;
  • Clique em Entrar no Sisu;

Com a tela aberta, vai consta a situação de sua classificação e a nota de corte.

É importante ressaltar que se o estudante caso não chega contemplado na chamada regular, poderá participar da lista de espera.

Lista de Espera

Esse pode ser solicitado pelo estudante caso ele não tenha sido contemplada na chamada regular e sua nota seja próxima a nota de corte, dessa forma o estudante ao manifestar interesse na lista de espera.

A partir do dia 07 de Fevereiro de 2019, eles devem conferir no site do Sisu quem são os estudantes convocados para fazer a entrega da documentação na instituição escolhida no Sisu.