Inscrições SISU 2023

Inscrições SISU 2023 – novas regras, cronograma, inscrever, nota de corte, resultado e lista des espera

Inscrições SISU 2023 serão abertas por quatro dias em fevereiro de 2023. SISU é porta para alunos ingressar na universidade ou faculdade do ensino superior. Então, se você tem plano de se inscrever no SISU, leia este texto e preste atenção as novas regras, datas de inscrições e mais.

SISU – Sistema de Seleção Unificado

SISU - Sistema de Seleção Unificado
SISU – Sistema de Seleção Unificado

O programa criado pelo MEC e Governo Federal, abre a porta para estudantes ingressar no curso superior. Quem vão fazer sisu tem que ter nota do ENEM. Porque é justamente através do ENEM e com a nota alcançada que os interessados podem ingressar em uma universidade pública.

O sistema de seleção unificado é informatizado porque tem os dados de todos aqueles que fizeram o Enem em ano anterior. Cada semestre, as universidades federais, estaduais e municipais, através do SISU, oferecem uns 200 mil de vagas para alunos.

E aí, você, o aluno, vem conosco e compreende as novas regras para SISU 2023. Antes da sua inscrição, ou antes de você fazer ENEM, conheça o programa SISU aqui.

Novas Regras SISU 2023

Novas Regras SISU 2023
Novas Regras SISU 2023

Para participa do SISU 2023, é importante saber que antes mesmo de fazer a inscrição o candidato deve ter em mente que precisará seguir algumas regras. As regras mudam de edição a edição. As regras ou requisitos são sugeridas pelo programa para aluno participar de uma das vagas ofertas.

Então para ter entendimento sobre quem fazer o Sisu 2023, confira as novas regras para SISU 2023:

  • Pode ser feito a inscrição apenas pelos estudantes que fizeram o Enem em ano anterior, em este caso, ENEM 2022.
  • Não pode se inscrever com nota do ENEM das edições como 2021, 2020 etc.
  • Aluno deve estar atento com a nota mínima para ingressa no curso. SISU não tem pre-requísito sobre nota, porén, cada curso exige uma nota mínima (nota de corte). E o candidato não pode em ter zerado a redação;
  • SISU abre inscrições para ampla concorrência, e também para cotistas. Então, que são cotistas pode ter uma vantagem para selecionado.

Cronograma Sisu 2023

Cronograma Sisu 2023

O cronograma Sisu 2023 são importante. Como as inscrições são ocorrem por 4 dias. Não podemos perder o prazo.

As datas são divulganda, geralmente no início do ano 2023. Umas semanas antes mesmo a inscrição ser iniciada.

Como SISU tem duas seleções ao longo do ano, a primeira acontece logo após a divulgação das notas do Enem em Janeiro, e a segunda acontece no segundo semestre no mês de Junho/Julho.

Neste texto, só falamos do Cronograma SISU 2023.1 primeiro semestre. Confira a tabela:

EventoDatas
MEC divulga Edital SISU 2023Janeiro do 2023
Período das inscrições abertas07 de fevereiro – 10 de fevereiro, 2023
Resultado da chamada regular13 de fevereiro, 2023
Matrículas dos selecionadosA partir do 14 de fevereiro, 2023
Participar da Lista de esperaA partir do 14 de fevereiro, 2023
Matrículas dos selecionados da lista de esperaA partir do 28 de fevereiro, 2023
Tabela – cronograma SISU 2023

É importante frisar que os estudantes devem aguardar as datas oficiais até início do janeiro de 2023. Isso porque essas datas que constam no cronograma são uma prévia do período para o primeiro semestre.

Em seguida, vamos entender como fazer inscrição para sisu 2023. Preste atenção, o site da inscrição mudou paara Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Inscrição Sisu 2023 no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Inscrição para sisu 2023 no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – SISU 2023

As inscrições é uma das etapas mais esperadas pelos estudantes após ficarem cientes de suas notas do enem 2022.

Para o primeiro semestre, segundo o cronograma acima, as inscrições dão início em 07 de fevereiro e segue assim até 10 de fevereiro pelo site do Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para fazer a sua inscrição no SISU 2023, saiba abaixo o passo a passo:

  • Acesse o portal do Sisu pelo link https://acessounico.mec.gov.br/sisu
  • Escolha a opção Fazer Inscrição (a opção é disponível somente quando as inscrições estão abertas);
  • Em seguida, o portal vai pedir você fazer login no website do GOV.BR;
  • Todos alunos devem já ter o cadastro no gov.br, porque, esse login é mesmo que usou quando fez sua inscrição no enem, certo!
  • Se esqueceu sua senha, lembre que pode recuperar a senha no gov.br
  • Então, volte a login com CPF e senha cadastrada no gov.br
  • Agora o aluno está logado, ele pode começar a inscrição formal;
  • Escolha duas opções de cursos, turnos e instituições;
  • Informe dados para contato como telefone e e-mail;
  • Na página seguinte confirme os dados e clique em Concluir;

Ao ser feito isso, a sua inscrição foi feita.

Porém, durante os 4 dias de inscrições, o aluno ainda deve voltar a acompanhar a classificação parcial! MEC divulga nota de corte a cada dia. O aluno pode muda o curso superior durante este período só.

Nota de Corte do SISU 2023

Simular Nota de Corte do SISU 2023

Segundo Ministério da Educação:

A nota de corte é sempre igual a nota do último candidato classificado na última vaga ofertada para a modalidade/curso escolhida.

MEC

Porém, a nota de corte sempre muda durante as inscrições. É recomendado que os alunos usam Sisu Simulador para simular as notas de corte.

O simulador é uma forma de referência para os candidatos terem uma prévia a respeito da quantidade de vagas ofertadas, e as notas de corte, para todas as modalidades: cotas, ampla concorrências.

Os alunos consultam as notas de corte das edições anteriores, e calculam suas chances de ingressar no cursos superiores com a sua nota do ENEM 2022.

Por exemplo: Rodrigo tem nota do enem 2022: 740 pontos. E ele quer estudar Psicologia. E ele pode usar o simulador do sisu para consultar as notas de corte para Piscologia, e acha aqueles instituições que tem as notas de corte menos que 740 pontos. E assim, o Rodrigo terá mais chance de ser selecionado para essas instituições.

MEC atualiza notas de corte a cada 24 horas

O mec também pode atualizar as notas de corte do sisu 1 vez por dia. Segundo a fonte oficial, às 02h da madrugada de um dia para o outro, o sistema faz uma atualização a respeito do curso escolhido.

A nota de corte também pode ser um meio para o interessado durante o período de inscrição possa alterar o curso, caso esse deseje.

Em 2023, o Sisu terá seu sistema ativo durante 4 dias úteis de inscrição, ou seja, é uma oportunidade que o estudante tem para acompanhar a nota de corte Sisu e saber qual a sua parcial no curso desejado.

Quando se encerra as inscrições, o interessado não pode mais mexer no sistema, nem alterar o curso. Por isso que é importante que esse faça o acompanhamento no site do SISU durante os quatros dias mais importantes.

Resultado – chamada regular

Resultado - chamada regular
consultar Resultado, login com GOV.BR

O resultado do sisu também é conchecido como chamada regular.

O sisu vai seguir as orientações previstas no cronograma, e o resultado da primeira chamada é importante. Para saber o resultado, na data que será confirmada pelo MEC, o interessado vai seguir as devidas instruções:

  • Acesse o portal do Sisu pelo link do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: https://acessounico.mec.gov.br/sisu;
  • Escolha a opção Resultado da chamada regular;
  • Faça login via conta única gov.br
  • Acompanha o resultado;

Na página seguinte será possível ver resultado relacionado aos dois cursos, caso tenha sido aprovado, deverá cumprir a entrega dos documentos na instituição.

Caso não tenha sido selecionado e sua nota seja proveitosa para participar da lista de espera fica a critério do estudante.

Participar da Lista de Espera

A lista de espera é uma oportunidade do estudante que tem uma nota de corte muito próxima a quantidade de vagas ofertadas, porém, ele não foi chamada na chamada regular. Então o aluno tem opção de participar da lista de espera do SISU 2023.

Caso esse sinta interesse em manifestar interesse, deverá escolher a opção Manifestar a Lista de Espera. E na data da apresentação dos documentos esse deverá fazer a devida entrega para saber se terá acesso ao curso em outro momento, ou seja, quando estiver com vagas disponibilizadas.

O resultado de sua participação na lista de espera Sisu 2023 será divulgado na página do SISU. Vale ressaltar que, sempre siga as etapas observando o cronograma oficial.

Além disso, na website da própria instituição de ensino superior, o aluno também pode conferir o resultado, segunda chamada, até terceira chamada.

Telefone Sisu MEC

Ligue 0800-616161 para tirar dúvidas que não conseguir tirar aqui.

É recomendado que ler outros artigos no nosso site, use nosso simulador do SISU que pode ajudar muito quando fizer sua inscrição durante os quatro dia de inscrições para SISU 2023.