Inscrições ProUni 2019

Se você tem uma instituição de ensino próximo de sua residência e deseja ingressar na faculdade privada com o sistema do Prouni, saiba como você pode fazer as inscrições Prouni 2019 e ainda conquista a vaga de seu curso e na instituição desejada, confere!

Sobre ProUni MEC

O Pouni é um programa quem tem como maior base beneficiar os estudantes por meio do ingresso em universidades privadas e ainda possibilitar que jovens de baixa renda conquiste a tão sonhada universidade. Esse é um dos programas que mais beneficia, isso porque tem jovens com bolsas de estuda pelo Pouni e muitos já conquistaram o diploma por meio do programa.

O MEC criou o Prouni com o intuito de levar milhões de brasileiros até a universidade e pagar um curso superior dentro das condições em que esse estudante se encontra, uma porta para obter conhecimento e oportunidade de ter um emprego mais acessível. Mas antes de fazer a sua inscrição Prouni é importante conhecer quais são os requisitos!

Requisitos para Inscrições ProUni 2019

O Prouni é o Programa Universidade para Todos em que possibilita o ingressa nas universidades particulares, e para fazer o ingresso é importante que o interessado saiba existe requisitos importantes para fazer a inscrição no sistema do Prouni, então confira quais são:

  • Apenas participa da inscrição Enem, aquele estudante que fizer a prova do Enem em ano anterior a inscrição;
  • Dever ter concluído o ensino médio em rede pública ou privada através de bolsa de estudo;
  • Deverá ter uma renda familiar de até um salário e meio, para quem for bolsista integral;
  • Deverá esse ter uma renda familia de até três salários, para aquele de bolsa parcial;
  • Na nota do Enem, sua nota deve ser igual ou superior a 450 pontos na prova objetiva;

O programa viabiliza que todos os estudantes de baixa renda ou que tenha uma renda média acessível possam fazer seu ingresso nas universidades particulares.

Cronograma ProUni 2019

A inscrição Prouni tem grande importância, é através dela que tudo se concretiza para que aconteça ao estudante. E nesse caso é ingressa na faculdade e no curso desejado.

As inscrições estão previstas para acontecer entre o dia 04 de Fevereiro, a partir das 10h e segue assim até o dia 07 de Fevereito de 2019, às 23h59 pelo horário oficial de Brasília.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico do Enem e beneficiar milhões de estudantes no primeiro semestre de 2019.

As datas informadas ainda não foram confirmadas pelo MEC, e para não perder os prazos confira como você pode fazer sua inscrição no passo a passo.

Inscrições ProUni 2019 Passo a Passo

Inscrições ProUni 2019

Com as datas confirmadas pelo MEC, as inscrições ProUni 2019 são feitas exclusivamente pela internet, e tem muitos estudantes que acabam não sabendo como fazer as inscrições ProUni 2019.

No próprio site, antes de realizar a sua inscrição é possível fazer uma Pesquisa de Vagas, ou seja, saber a quantidade de vagas ofertadas, cursos e faculdades parceiras ao programa, assim que fizer a pesquisa e ter base no que deseja, saiba como fazer a sua inscrição:

  • 1º passo: digite o endereço do Prouni: http://siteprouni.mec.gov.br/;
  • 2º passo: Clique na opção Fazer a inscrição;
  • 3º passo: Quando abrir a janela, digite seu número do Enem, senha cadastrada e escolha a imagem sugerida, em seguida, clique em Entrar Prouni;
  • 4º passo: Confirme os dados que consta no sistema e clique em Salvar;
  • 5º passo: Faça o preenchimento da comprovação de renda incluindo os familiares que reside com o estudante e a renda familiar;
  • 6º passo: Escolha dois cursos, é importante lembrar que o primeiro curso é a maior prioridade do estudante, dessa forma ele deve escolher bem o que curso e o local onde deseja estudar;
  • 7º passo: Conclua sua inscrição e aguarde o resultado.

O estudante que escolher os dois cursos e desejar fazer alguma alteração, essa só poderá ser feita durante o período de inscrições prouni 2019 mec, após o prazo, o sistema fica retido.

Nota de Corte Prouni 2019

Assim como o Sisu, o Prouni adotou o sistema da nota de corte isso porque é uma forma de qualquer exatamente a quantidade de interessados no curso, pela quantidade de vagas disponibilizadas.

O Prouni adotou essa prática, ou seja, a nota de corte é uma nota lançada pelo sistema que faz uma classificação junto a nota obtida pelo candidato, se ele tiver a nota médio ou superior a nota de corte, esse será classificado.

A nota de corte é definida pelas instituições, e essa muda de um curso para o outro, ou seja, a grande concorrência é que pode fazer a nota de corte também ser alterada.

Também deve ler:

Resultado Prouni 2019

De acordo com o calendário que é disponibilizado no próprio portal do Prouni, o MEC segue rigorosamente as datas prescritas em seu edital.

Com isso, após os estudantes fazer a sua inscrição no Prouni. Dessa forma, o resultado da primeira chamada do Prouni está com data prevista para o dia 11 de Fevereiro de 2019, porém essa data ainda deverá ser confirmada por parte do programa.

E para saber se conquistou o curso deseja, saiba como fazer a consulta do seu resultado Prouni 2019:

  • 1º passo: Acesse o site do Prouni;
  • 2º passo: Clique na opção “Ver Resultado”;
  • 3º passo: digite seu número de inscrição Enem, senha e escolha a imagem sugerida pelo sistema e clique em Entrar Prouni;
  • 4º passo: O estudante será direcionado a página que consta o resultado, se foi selecionado ou não;

Caso o estudante tenha sido selecionado, esse deverá dentro do prazo informado fazer a entrega das documentações necessárias para fazer a sua matrícula. Aquele que não alcançou o resultado desejado poderá participar da Lista de Espera.

Lista de Espera Prouni 2019

A lista de espera tem grande importância para os estudantes que deseja alcançar uma faculdade, isso porque a nota obtida na média do Enem, não foi igual ou superior a nota de corte, dessa forma o estudante que desejar, poderá manifestar seu interesse após saber do resultado, basta clicar na opção “Lista de Espera”.

Aquele que aceitar participar, deverá dentro do prazo fazer a entrega das documentações na instituição de ensino e assim, aguardar as vagas remanescentes. O estudante só terá certeza se é um dos contemplados, quando for anunciado o comparecimento dos convocados pela Lista de Espera.