Inscrições FIES 2019

Fazer uma graduação é ter a grande chance de abrir novas possibilidades, um emprego melhor, qualidade de vida, instabilidade financeira, mas para alcançar tudo isso, o que mais deixa boa parte dos estudantes na forma de pagamento de usa faculdade, e para ter o curso concluindo sem nenhuma preocupação, faça as suas inscrições Fies 2019 Mec!

Fundo de Financiamento Estudantil

Todo jovem que se encontra ou que vai ingressar em um curso superior, poderá dentro das normas  estabelecidas pelo programa que foi criado pelo governo federal, em parceria com o Ministério da Educação visando diante de seu implemento, ser um programa que ajude os estudantes que estão ingressando em rede privada de ensino superior e por meio de inscrição possa ter financiamento de seu curso, sendo ele em caráter parcial ou integral.

Mas para participar do fundo de financiamento estudantil, os estudantes deveram ter feito o Enem 2018 e seguir os requisitos de ingresso que você confere nos próximos tópicos!

Requisitos – FIES

O programa existe desde 2001, porém em 2018 obteve algumas alterações necessárias para proporciona que o programa fosse ampliado e dessa forma possibilitasse a chance de novos contratos aos estudantes brasileiros, dessa forma é importante que antes de fazer a inscrição, o estudante tenha conhecimento dos requisitos solicitados pelo FIES ou Novo FIES:

  • O estudante não pode em hipótese alguma ter concluído o ensino superior;
  • Deve ter feito o Enem, onde deverá ter nota mínima de 450 pontos na prova objetiva e não pode ter zerado a redação;

Esses requisitos iniciais é para que o estudante ao fazer suas inscrições Fies 2019, possa escolher a modalidade ou o tipo de financiamento de acordo com suas necessidades, confira!

Existe três modalidades de Financiamento Estudantil:

FIES I

O estudante começa a pagar após a sua formatura e deve atender, nesse caso é o sem carência, onde os juros são zero e o estudante deverá ter uma renda familiar de até 3 salários mínimos;

FIES II

Este é a modalidade destinada aos estudantes com uma renda familiar de até 5 salários mínimos, onde os juros podem ter uma variação de 2,5 até 3%, e nesse caso, esse financiamento é exclusivo para os estudantes do Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

FIES III

Esse atende aos estudantes que tem uma renda de até 5 salários mínimos; onde esses contratos são geridos pelos bancos privados e parceiros, onde ficará disponível para o estudante que estiver em qualquer região do Brasil.

Datas para inscrições FIES 2019

Inscrições FIES 2019

A inscrição do Fundo de Financiamento Estudantil acontece em dois momentos ao longo do ano, no primeiro semestre e no segundo semestre, dessa forma o aluno que ingressar no primeiro ou no segundo semestre o sistema estará disponível.

O primeiro semestre as inscrições dão início logo após ser divulgado o resultado do Prouni, em Fevereiro, e no segundo semestre as inscrições dão início em Setembro. A inscrição é feita exclusivamente pela internet através do site do Fies, para saber se seu curso pode ser financiado, saiba como conferir as inscrições FIES 2019.

Passo a Passo Inscrições Fies 2019

A inscrição pode ser feita através do site do Fies, como também é possível o estudante fazer uma pré-inscrição Fies, e para obter o financiamento em seu curso superior, saiba como fazer a solicitação abaixo:

  1. Acesse o site do FIES;
  2. Clique na opção “inscreva- se” ou “conclua a sua inscrição”;
  3. Ao abrir uma nova tela, digite seu CPF, data de nascimento, e-mail, senha e o código de verificação que consta na tela, em seguida clique em Enviar;
  4. Ao receber a mensagem informando que você receberá um e-mail de ativação, realize o procedimento e continue a sua inscrição.
  5. Ao fazer as instruções recomendadas, preencha o formulário com seus dados;
  6. Escolha a instituição de ensino, curso e turno que deseje o financiamento;

Conclua a inscrição e aguarde o resultado de quem foi beneficiado com o financiamento de 50% ou 100% do valor referente ao curso.

Também leia:

ProUni 2019

Sisu 2019

Resultado Fies

Após fazer a inscrição, o estudante deve aguarda o resultado do processo de seleção dos estudantes que terão o financiamento, o resultado é informado no próprio site do Fies, e o estudante para saber se tem o financiamento ou não deverá acessar o site e conferir se obteve financiamento de 50 ou 100% no valor do curso.

A data de divulgação do resultado ficará disponível assim que as inscrições Fies 2019 forem concluídas, é importante ressaltar que o financiamento deve ser feito de maneira concreta quando o aluno faz a entrega das documentações.

Curso Financiado – FIES

Quando o estudante ficar ciente de seu resultado, podendo esse ter recebido o financiamento de 50 ou 100%, esse deverá seguir as recomendações para confirmar esse financiamento. Nesse caso, dependendo da modalidade escolhida, o estudante deverá fazer a entrega de documentos para confirmação dos dados prestados no site do Fies.

Essas documentações são informadas quando o estudante receber o resultado, isso porque ele faz a entrega das documentações na instituição de ensino para obter assinatura do diretor da faculdade, e em seguida, deverá se dirigir ao banco que fará o financiamento do curso, obtendo assim a concretização do financiamento.

Esse por sua vez, quando é concedido o estudante deverá a cada semestre estudante fazer a renovação do contrato ou o chamado aditamento.

Boleto Fies 2019

Como pode emitir a 2ª via do boleto para Fies 2019 Mec, primeiramente, precisa verificar no seu contrato com fies, aí pode conferir em qual banco deve emitir: Caixa econômica federal ou Banco do Brasil.

  • Caixa econômica federal
  1. Basta acessar no site da caixa, preencha o seu CPF ou número do contrato, data de nascimento.
  2. Aperte botão Iniciar operação
  3. Emitir a sua segunda via do boleto do FIES 2019
  • Banco do Brasil

Se for BB, é um pouco mais complicado, não pode fazer tudo pela internet. Têm três opções:

  1. Ligue para 0800 729 0001 e peça emissão do boleto fies
  2. Contate Central de atendimento do BB e solicite a segunda via do Boleto
  3. Compareça a uma agência do BB e fale com responsável pelo Boleto Fies e gere o boleto.

Leia mais aqui:

Boleto Fies 2019

Aditamento Fies

O aditamento Fies 2019 é nada mais e nada menos do que a renovação do contrato de financiamento do curso, ou seja, a cada semestre o estudante deve renovar o contrato e fazer a entrega dos documentos novamente para manter seu curso financiado.

O aditamento é feito após a divulgação do Resultado dos novos contratos, uma maneira de não congestionar o sistema.

A renovação é feita no site do Fies, o estudante tem um determinado prazo para fazer a renovação. Caso não faça, perderá o financiamento do curso e deverá assim fazer o pagamento do curso normalmente.