Inscrições ENEM 2019

As inscrições Enem têm grande importância para quem deseja ter uma formação superior, ou mesmo para quem deseja ter sua primeira avaliação de conhecimento sobre o ensino médio. Saiba como fazer a inscrição Enem através desse artigo!

Exame Nacional do Ensino Médio

Lançado a mais ou menos 20 anos, o Ministério da Educação notou que existia uma necessidade de viabilizar o ingresso de jovens e adultos até uma universidade, dessa forma o Enem surgiu como uma prova que avaliava o desempenho adquirido no ensino médio, mas também era uma das formas desse estudante está com primeiro passo dado até uma universidade.

O Enem pode ser usado através da nota para ingressar em universidades públicas e nas privadas por meio de bolsa integral (100%) ou parcial (50%).

Edital Enem

O Edital Enem tem grande importância é através desse documento que os interessados ficam informados sobre os requisitos exigidos, data da inscrição, data de pagamento, isenção das provas, data de aplicação das provas.

Ou seja, é um documento completo e que pode ser acessado no site do Inep, órgão competente para fazer desde o lançamento do Edital até a divulgação do resultado individual dos estudantes.

Acesse o site e leia o edital Enem que é lançado sempre no mês de Março!

Isenção da Taxa do Enem

A isenção segundo próprio edital é solicitada no início do mês de Abril, isso porque existe determinadas exigências, como é o caso de apenas estudantes de baixa renda e aqueles que estudaram a vida acadêmica na rede pública terá direito a isenção da taxa de inscrição.

Para aqueles que fez a inscrição no Enem em ano anterior, mas não compareceu nas provas esse deverá apresentar uma justificativa .

A divulgação dos contemplados é feita a partir do dia 20 de Abril, onde aquele que não for contemplado e desejar fazer a prova do Enem deverá fazer o pagamento da inscrição.

Inscrições Enem

As inscrições ENEM dão início após a divulgação dos contemplados a obter a isenção da taxa, as inscrições estão previstas para acontecer entre o início de Maio e a metade do mês, ainda não existe uma data definida.

Mas as inscrições ENEM são feitas exclusivamente pela internet através do site do Inep-Enem(link embaixo) onde o estudante deverá informar todas as informações solicitadas onde ao final será gerado um boleto que deve ser pago até a data do vencimento.

O valor do GRU custa R$88,00, esse é o valor de inscrição da prova.

Caso tenha interesse em fazer o Enem, confira abaixo um breve passo a passo de como fazer a sua inscrição Enem!

Passo a Passo da Inscrições Enem

inscrições Enem
inscrições Enem

Assim que é divulgado a abertura das inscrições, o sistema Inep libera que o site possa receber as inscrições ENEM na data definida a partir das 10h e que encerre na data definida às 23h59. E para fazer a inscrição corretamente.

Confira as instruções abaixo:

  • Acesse o site do Enem (https://enem.inep.gov.br/)
  • Escolha a opção Página do Participante;
  • Ao abrir a tela, digite inicialmente o seu CPF, data de nascimento, escolha a imagem solicitada e clique na opção Enviar;
  • Em seguida, preencha seus dados pessoais e ao concluir essa etapa, clique em Próximo;
  • Confirme seus dados e clique novamente em Próximo;
  • Escolha a língua estrangeira para sua prova, em seguida escolha a cidade onde deseja fazer sua prova e clique em Próximo;
  • Preencha o questionário socioeconômico e clique em Próximo;
  • Informe seus dados de acesso com e-mail, telefone fixo, telefone móvel e clique em Próximo;
  • Confirme as informações e imprima o GRU no valor de R$88,00.

Para os que são contemplados com a isenção, basta imprimir a inscrição que informa que esse já é isento da taxa.

Prova Enem

As provas serão aplicadas em Novembro em dois domingos consecutivos onde no primeiro dia será a redação, linguagens e código, ciências humanas e suas tecnologias. No segundo domingo, será apenas ciências naturais e matemática e suas tecnologias.

As provas serão aplicadas a partir das 13h, pelo horário oficial de Brasília em todos os estados do Brasil. Os candidatos que não tiver em horário de verão deverão ficar atentos com o horário para não perder a prova.

É importante ressaltar que o estudante deve levar o cartão de confirmação, caneta esferográfica preta e um documento com foto.

Artigos relevantes importantes:

Gabarito Enem

Após a aplicação das provas realizadas nos dois domingos, o estudante poderá acessar no portal do Enem o gabarito oficial, estará disponível os gabaritos de acordo com a cor das provas do primeiro e do segundo dia de aplicações.

O gabarito é uma maneira que o estudante tem de saber quantas questões ele obteve o acerto. No caso do Resultado, esse será divulgado de acordo como está estabelecido no Edital, em Janeiro.

O gabarito pode ser conferido da seguinte maneira:

  • Acesse o site do Enem;
  • Clique na opção “Depois da Prova”

De acordo com o dia da prova, você deve escolher a cor do gabarito de acordo com a cor de sua prova.

Resultado Enem

O resultado é um dos mais aguardados pelos estudantes, a nota influência no acesso a faculdade quando o estudante fizer seu cadastro no Prouni e Sisu. O resultado é divulgado a partir do dia 15 de Janeiro através do site do Enem.

Saiba como acessar o seu resultado Enem:

  • Acesse o site do Enem;
  • Clique na opção “página do participante’;
  • Digite seu CPF, senha cadastrada e clique na imagem solicitada;
  • Clique na opção “enviar”;

Ao fazer esse procedimento, automaticamente o estudante será direcionado ao boletim individual onde tem a nota das 4 disciplinas e da redação. Caso o estudante sinta interesse em confirma a média obtida, basta somar as 4 disciplinas e a redação, com o valor total dividir por 5, o valor final é a média.

É justamente com a nota do Resultado que o estudante no período de inscrições do Prouni, Fies e do Sisu podem participante, porém esses não podem ter a nota da redação zerada e nem nota abaixo de 450 pontos na prova objetiva.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*