Inscrição ProUni 2021 – cronograma e como se inscrever, requisitos

Inscrição ProUni 2021 – cronograma e como se inscrever, requisitos

Última atualização em 14 de janeiro de 2021

Inscrição ProUni 2021 primeiro semestre começa em 12 de janeiro, e termina em 15 de janeiro. Como participar, requisitos e passo a passo inscreva-se.

O ano mal começou e tem muita gente ansiosa para entrar na faculdade. É quem decidiu que agora é o momento, quem acabou de se formar no Ensino Médio ou mesmo quem enfim descobriu o curso dos sonhos e quer colocá-lo em prática.

logo do prouni

Para quem fez o Enem são muitas opções para isso, é Sisu, Prouni, Fies ou até só utilizar a nota para entrar na faculdade próxima da sua casa. Para quem não fez o exame é outra história, ainda terá que estudar e passar no vestibular.

E para ajudar a você que está pensando em se inscrever em algum programa do Ministério da Educação com a sua nota do Enem, preparamos esse artigo! Aqui iremos te explicar mais sobre o Prouni através dos tópicos abaixo:

  • O que é Prouni?
  • Quais são os requisitos para participar do Prouni 2021?
  • Quando são as inscrições do programa?
  • Como posso fazer a minha inscrição do Prouni?

Também precisa dessas respostas? Então respire fundo e leia até o final o conteúdo a seguir!

O que é Prouni MEC?

um sala de prova do enem em são paulo

O Programa Universidade Para Todos, Prouni, concede bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas para estudantes que comprovem a renda familiar até determinado limite.

Em contrapartida o programa criado em 2004 oferece isenção de impostos para as instituições participantes.

O ministério da educação ao longo de sua história criou programas importantes para educação, entre eles programas voltados para o ensino superior que tem grande importância na vida dos jovens e adultos brasileiros que estão em busca do crescimento profissional. Nesse artigo você terá um pouco de conhecimento a respeito do Prouni MEC.

Prouni foi criado em 2004 e começou a entregar em vigor em 2005. O MEC é o grande responsável por toda a longevidade de história do programa que hoje já atendeu vários jovens e como ainda continua atendendo a muitos jovens que deseja ingressar em uma universidade particular por meio de bolsas parciais ou integrais.

E assim conquistar a tão sonhada vida profissional, e a satisfação em ter um diploma de nível superior.

E o que será que precisa para ganhar uma bolsa?

Quais são os requisitos para participar do Prouni 2021?

Notas mínimas para se inscrever no sisu, fies e prouni

Existem sim requisitos para ganhar bolsa no Prouni. A sua bolsa poderá ser de 50 ou 100% contanto que você concorra tendo e comprovando esses requisitos:

  • Ter participado da última edição do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio;
  • Ter tirado a nota mínima estabelecida pelo MEC;
  • E, além disso, o candidato deve ter a renda familiar por pessoa da família de até três salários mínimos.

Além disso você precisa estar dentro de uma das características abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • O candidato deve ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • Poder ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos a renda não é considerada.

Renda familiar x Bolsas de estudo

Salário mínino para bolsa estudo prouni

As inscrições do Prouni 2021 serão do dia 12 de janeiro até às 23:59 do dia 15 de janeiro, de acordo com o horário de Brasília. Caso esteja em um fuso diferente muito cuidado para não se confundir!

As inscrições para o ProUni 2021 depende do edital publicado. Sendo assim, você pode conferir no cronograma para se inscrever. Elas acontecem sempre em 2 (duas) edições no ano sendo uma grande chance de concorrer a uma de suas vagas.

Aqueles que obtiveram notas melhores nas provas Enem, provavelmente, conquistarão vagas rapidamente. Por isso, é bem importante que sua nota Enem seja boa para o curso pretendido!

Outro aspecto fundamental é referente a remuneração que deve condizer com a bolsa de estudo. Assim, se você se enquadra a:

  • Renda familiar bruta per capita de até 1 salário mínimo e meio deverá concorrer a uma vaga da bolsa integral (100%)
  • Renda familiar bruta per capita entre 1,5 salário mínimo e até 3 salários mínimos deverá concorrer a uma vaga da bolsa parcial (50%)

Cronograma ProUni 2021

cronograma prouni 2021.1

Mec adiou as datas do início do prouni 2022, era para dia 29 e agora começará no dia 31. Fique ligado.

  • Período de inscrições: 12 de janeiro – 15 de janeiro, 2021
  • Resultado da primeira chamada: 19 de janeiro de 2021
  • Comprovação de informações da primeira chamada: de 19 a 27 de janeiro de 2021
  • Resultado da segunda chamada: 1 de fevereiro de 2021
  • Comprovação de informações da segunda chamada: de 1 a 9 de fevereiro de 2021
  • Prazo para participar da lista de espera: de 18 a 19 de fevereiro de 2021
  • Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro de 2021
  • Entrega dos documentos para matrículas: 22 e 25 de fevereiro

E, podemos ver que neste ano, as inscrições começam um mês mais cedo do que as edições anteriores. Isso porque, teremos 3x seleções em 2021. E primeira seleção só exige as notas do enem 2019. E nossa previsão é que, as vagas são limitadas. O segundo semestre do prouni terá mais vagas ofertadas para os candidatos.

Como posso fazer a minha inscrição do Prouni?

site prouni para inscrições

O programa Universidade para Todos é um programa socio educacional criado pelo governo em parceria com o MEC para que os estudantes brasileiros possam fazer seu ingresso em uma instituição de ensino privado por meio de bolsas de estudo de 100% que são as integrais e também as bolsas de 50% que são as parciais.

Mas, para fazer parte da seleção é importante que todos tenham participado do último Enem para poder acessar o sistema do Prouni, e assim ter uma vaga garantida.

As inscrições para prouni 2021 são confirmadas para acontecer entre os dias 12 de Janeiro e segue até 15 de janeiro de 2021, às 23h59.

A inscrição só é feita apenas pela internet por meio do site do Prouni, e para ter a sua inscrição corretamente, confira o passo a passo de como fazer a sua inscrição no Prouni:

site para ProUni 2021 Inscrições

  • Clique em ” Fazer sua inscrição “;
  • O próximo passo é digitar seu nº de inscrição, senha e escolher a imagem sugerida;
  • Clique em “Entrar Prouni”;
  • Preencha seus dados pessoais, o questionário socioeconômico, escolha os dois cursos de sua preferência e clique na opção “concluir”;

Após ser feito esse procedimento, é importante que o estudante faça seu acompanhamento caso deseje, mediante a nota de corte do Prouni que você confere no próximo tópico como pode ser utilizado.

As chamadas regulares

Para você que fizer a sua inscrição ao ProUni 2021 deve estar ansioso para receber o resultado, não é mesmo? Assim, ao ter acesso pela página do ProUni você sabe se teve aprovação na chamada regular. Desse modo, acesse e confira no tempo que for determinado pelo cronograma do programa.

O SisProUni é o sistema criado pelo ProUni 2021 onde consta todas as informações que você precisa saber a respeito de sua inscrição. É nesse ambiente que você sabe se obteve aprovação ou reprovação da sua candidatura a uma das vagas.

Bolsas remanescentes

Bolsas remanescentes prouni 2021

As bolsas remanescentes do ProUni 2021 são uma das oportunidades que você ainda tem para concorrer a uma das vagas. Assim, possui um cronograma definido logo após a etapa da matrícula daqueles que foram selecionados pela chamada regular.

Desse modo, você se inscreve normalmente pelo site do ProUni gratuitamente também. Assim, antes das inscrições você deve se candidatar para que possa participar dessa etapa.

Caso você tenha feito algum Enem 2020, é possível se inscrever a essas bolsas remanescentes. Não pode usar as notas do Enem das edições anteriores de 2020.

Também se tiver participado do ProUni em anos anteriores e deseja se inscrever a essas bolsas remanescentes, isso também é possível. Caso já esteja estudando em um curso superior em alguma universidade particular e deseja concorrer, também é possível se inscrever para concorrer!

Neste artigo, ainda existe um assunto importante que vale a pena mencionar. É nota de corte.

Sim, nota de corte é a nota mínima exigida para poder conseguir uma vaga prouni 2021. Porém, essa nota não é fixa e varia conforme a concorrência pela a vagas. É recomendado que os candidatos confiram as notas de corte nas edições anteriores e usa simulador de nota de corte para executar sua estratégia.

Para mais informações, acesse o site ProUni e leia todos os itens descritos na página e tire suas dúvidas. Se não conseguir nenhuma bolsa, ainda pode usar financiamento do Governo Federal pelo programa – FIES 2021.

Conclusão

Para aqueles que fizeram o Enem em ano anterior, podem fazer a inscrição normalmente na internet para ter a concorrência em uma das vagas.

A inscrição acontece sempre em Janeiro válido para o primeiro semestre, e em Junho para ser válido o segundo semestre, ou seja, dentro do ano são duas formas de ingresso pelo Prouni, exclusivamente pela internet, por isso que muitas vezes é importante que o estudante tenha conhecimento de como fazer a sua inscrição no site do Prouni MEC.

Inep_Oficial

Inep_Oficial

PaginadoParticipante.com é um portal votado para estudantes que quiserem ficar dentre das notícias sobre: Enem, Sisu, Prouni, Fies, Encceja, Fatec, Etec, e muitos mais programas do Governo Federal do país. Não perca a sua chance e faça a inscrição agora. Fique ligado/a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *