Fies 2021 – inscrições, cronograma, como funciona, requisitos

Artigo revisado em 9 de setembro de 2020

Para ter uma oportunidade diferenciada, nada melhor que aproveitar um programa criado especificamente aos estudantes que fizeram o Enem e desejam ingressar com o auxílio de um financiamento, e para entender melhor como funciona o Fies 2021, este artigo será essencial.

O programa que mais tem beneficiados os estudantes brasileiros, foi criado pelo Ministério da Educação, com o intuito de unir o Prouni – Programa de Universidade para todos por meio da nota alcançada no Enem em ano anterior para ter o auxílio financeiro em relação as mensalidades e a matrícula do estudante.

Sendo, assim só participa da inscrição do Fies – Fundo de Financiamento Estudantil os estudantes que seguirem as regras estabelecidas pelo programa, como também, ter essencialmente feito o Enem em ano anterior.

Após tantos anos, o programa hoje é chamado de Novo Fies que é uma forma de modelo estudantil mais atualizada aos moldes dos requerentes. É um programa que atua por meio das modalidades que o interessado poderá acompanhar nos próximos tópicos!

Requisitos

O programa por ter sofrido uma atualização e atualmente ser chamado de Novo Fies, tem pequenas alterações, a única que deve ser revista é na questão das modalidades, isso será de grande importância ao estudante que vai solicitar o financiamento, por isso, confira algumas informações essenciais:

  • O interessado deve ficar atento ao cronograma de abertura das inscrições fies 2021;
  • Este deverá ter feito o Enem em ano anterior, ou ainda, em qualquer edição de ano a partir de 2010 para fazer uso da nota obtida;
  • Como a nota do Enem terá impulso para obter o financiamento, o interessado(a) deverá ter alcançado nota média de 450 pontos na prova objetiva e não pode ter zerado a redação;
  • Durante o ato de inscrição, o interessado deverá escolher uma das modalidades para o seu perfil que estará atrelado a sua renda familiar.

Cronograma Fies 2021

Cronograma Fies 2021

As datas para fies 2021 ainda não foram confirmadas pelo MEC, porém, segundo as edições anteriores, podemos prever:

Período das Inscrições nas modalides Fies e P-fies: 8 – 15 fevereiro de 2021

Divulgação do resultado FIES e P-fies: 26 de fevereiro de 2021

Complementação da inscrição: 27 de fevereiro a 8 de março de 2021

Lista de espera para modalidade Fies: 1 de março a 10 de abril de 2021

Aqueles candidatos que forem pré-selcionados devem completar a inscrição dentre de prazo de cinco dias úteis, a partir do dia seguinte da divulgação do resultado no fiesSeleção.

Modalidades Fies 2021

Essas modalidades são importantes para que existe um direcionamento de financiamento de acordo com o perfil econômico do solicitante, o Fies possibilita um que o interessado(a) faça essa escolha durante o ato de inscrição:

  • Primeira modalidade (Novo Fies)

Este é voltado para o público que possui uma renda per capita familiar com 3 salários mínimos, tendo os juros zero, o pagamento segundo as regras é que o estudante pague as parcelas medida em 10% de sua renda familiar.

  • Segunda modalidade (P-Fies)

A segunda modalidade é um critério voltado ao público onde os alunos tem uma renda familiar per capita em torno de até 05 salários mínimos, esta modalidade está voltada para os estudantes das regiões Norte, Centro-Oeste e o Nordeste. Dessa maneira, a taxa de juros cobrado é de 3%, mas correção monetária e o estudante nesse caso, começará a pagar as parcelas de no máximo 10% de sua renda mensal.

  • Terceira modalidade (P-Fies)

A última modalidade será relacionada aos estudantes com renda familiar per capita de até 5 salários mínimos, porém, na questão da taxa de juros ainda não tem situado se a taxa será maior de 3%, essa modalidade também atende as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, mas o que deve ser acordo é que as formas de pagamento será fixada entre o banco e o solicitante.

Inscrição Fies 2021

A inscrição é importante para que o estudante possa de fato dá início a sua solicitação e assim obter o financiamento que pode ser de uma bolsa integral (100%) ou bolsa parcial (50%).

O interesse desse programa é ele estar ligado ao Prouni, isso porque muitos estudantes conquista uma bolsa de 50% pelo programa e solicita ao Fies o financiamento dos 50% que necessita, por isso, tem grande relevância em qualquer das situações, mas para fazer a sua inscrição acompanhe o passo a passo:

  • Acesse o site – http://fies.mec.gov.br/
  • Preencha os dados solicitados pelo programa , é necessário informa o seu e-mail;
  • Abra seu e-mail e clique em Validação SisFies;
  • Escolha a opção inscreva-se;
  • Faça o preenchimento de seus dados com nome, documentação e a renda mensal;
  • Após concluir a sua inscrição, escolha a instituição de ensino e dois cursos que deseja obter o possível financiamento;
  • Conclua a sua inscrição;

Após ser feito esse procedimento durante o período de inscrição, o estudante deverá ficar atento ao resultado, isso porque requer que ele cumpra os prazos estimados de 10 dias úteis para concluir todo o processo e obter assim o definido financiamento.

Lembrando os Dados obrigatórios na inscrição:

  1. CPF – seu número de registro no Cadastro de Pessoa Física
  2. Data de nascimento, consonante consta no CPF
  3. E-mail pessoal Válido
  4. Os nomes dos membros da sua família, CPF dos membros da sua família com idade igual ou superior a 14 anos, datas de nascimento e renda brutal mensal de cada membro da família

Resultado Fies 2021

ver Resultado Fies 2021

Conforme o cronograma divulgado pelo MEC, pode consultar seu resultado no site oficial Fies.mec.gov.br

Na página inicial pode ver a opção: VER MEU RESULTADO.

Digite o seu CPF e a sua senha, entrar no sistema e confira o resultado.

Digite o seu CPF e a sua senha

Caso não cadastrou ainda, basta clique: Primeiro Acesso, cadastre já.

Fies Lista dos aprovados

Descubra se você foi aprovado acessando o resultado FIES 2021! Siga o passo a passo abaixo e verifique se seu nome consta na lista dos pré-selecionados.

Lembre-se de seguir o cronograma com as datas da publicação no site do Fies Mec. Para essa modalidade Fies 2021 haverá a chamada única e a lista de espera.

Há esta forma de você saber se foi pré-selecionado. Para isso, faça o seguinte:

Pelo site do FIES MEC

  • Passo 1 – Acesse o site oficial do FIES MEC pelo link http://fies.mec.gov.br/ ao clicar Resultado Fies 2021.
  • Passo 2 – Procure por seu nome completo na lista pré-selecionada que aparece logo na primeira página
  • Passo 3 – Depois de ver o seu nome nessa lista, você irá complementar a sua participação no FIES 2021 dentro do período solicitado
  • Passo 4 – Caso não seja aprovado, ainda há a lista de espera que será divulgada logo depois. Cumpra com as exigências e aguarde ser chamado

É de sua inteira responsabilidade consultar os resultados do FIES 2021 bem como cumprir todos os prazos estabelecidos por esse órgão. Além disso, você também tem a responsabilidade de acompanhar todas as eventuais alterações que possam surgir e ficar atento a todos os detalhes.

Aditamento

O aditamento é um procedimento feito no Fies para aqueles estudantes que conseguiram o financiamento, porém, em cada período é necessário que o estudante refaça a solicitação como uma forma de confirma que deseja continuar com o financiamento do curso superior.

A data do aditamento acontece após o período de inscrição e divulgação do resultado dos novos contratos, e aos que irão renovar deveram ficar cientes que deverá fazer a confirmação no site do Fies e fazer a entrega da documentação novamente ao banco e a instituição de ensino referente ao período de estudo.

Boleto Fies 2021

Como o Financiamento é feito por bancos parceiros ao Programa Fies, é importante ressaltar que o financiamento pode ser pela Caixa Econômica Federal, ou pode ser pelo Banco do Brasil. Confira como emitir o boleto das duas financiadoras:

Caixa

Basta fazer a impressão do boleto e efetuar o pagamento até a data do vencimento descrito.

Banco do Brasil

Nesse caso, o estudante deve ficar atento, pois tanto o banco do Brasil, como a Caixa geralmente faz a liberação do boleto apenas em dias úteis.

Quem criou Fies

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil pertence ao MEC – Ministério da Educação sendo um dos programas mais bem aceitos pelos estudantes do Brasil. Ele foi instituído por meio da Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001.

O seu propósito é oferecer financiamento a todo estudante que deseja ingressar em um dos cursos superiores da universidade privada escolhida. No entanto, essa instituição privada precisa ter parceria com esse programa para que você possa escolher.

Caso você queira mais informações e detalhes, você pode acessar o site oficial do FIES. Clique aqui e faça a consulta para tirar dúvidas sobre o processo seletivo, como ocorre o financiamento, os prazos e demais informações.

Se quiser, fazer uma ligação, então, entre em contato pelo telefone 0800-616161, que é a central de atendimento. Você pode também enviar um e-mail preenchendo este formulário aqui.

Conclusão

O Fies é um programa criado e lançado pelo MEC, onde tem como proposito fazer o financiamento de estudantes que se encontra ou deseja fazer um curso superior e não tem condições financeiras.

Com as novas modalidades implantadas no Fies, facilita ainda mais o jovem ter seu curso financiado e dependendo da modalidade esse pode ter juros zero.

Principalmente para os jovens que já fazem parte do Fies e precisam fazer a renovação de seu contrato para manter o financiamento do curso.

Inep_Oficial

Inep_Oficial

PaginadoParticipante.com é um portal votado para estudantes que quiserem ficar dentre das notícias sobre: Enem, Sisu, Prouni, Fies, Encceja, Fatec, Etec, e muitos mais programas do Governo Federal do país. Não perca a sua chance e faça a inscrição agora. Fique ligado/a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *