Fies 2021 medicina – Será que o Fies financia medicina?

Artigo revisado em 9 de setembro de 2020

Fies 2021 Medicina, será que o fies financia medicina no 2021, qual é nota de corte? Como se inscrever, tem lista de espera? Entenda como funciona.

Medicina é um dos cursos mais conceituados existentes, o ato de salvar vidas é admirado por toda a população. Além disso ainda tem a questão da remuneração, que também é uma das melhores.

fies 2021 medicina
Fies 2021 medicina – Será que o Fies financia medicina?

Por isso é normal encontrarmos crianças, jovens e até adultos sonhando em ingressar em um curso de Medicina. Mas na prática não é tão fácil assim, é o curso mais longo e também é o curso mais caro presente no país.

Para tornar esse sonho real os estudantes buscam alternativas e uma muito questionada é o Fies, Fundo de Financiamento Estudantil criado pelo Governo Federal através do Ministério da Educação.

Neste artigo iremos responder as principais dúvidas de quem pensa em usar o Fies para estudar Medicina. As questões são as seguintes:

  • O que é o Fies?
  • Existe Fies para o curso de Medicina?
  • Quem pode concorrer a uma vaga?
  • Qual é a nota de corte do Fies para medicina?
  • Como funciona a seleção dos candidatos?
  • Como fazer a minha inscrição para Medicina?

Vamos começar? Faça anotações em seu bloco de notas ou mesmo em um caderno se achar necessário…

O que é o Fies?

novo fies 2021 mec

Fies é a sigla para Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do Governo Federal que financia os seus estudos em uma faculdade privada.

O Fies não é uma bolsa de estudos, você precisará pagar esse financiamento, precisará pagar um valor a cada três meses durante o curso e depois pagar mensalmente quando se formar, até quitar todas as parcelas.

Mesmo sendo pago é uma ótima opção, afinal, se você não tem condições financeiras agora de pagar sua faculdade de medicina o Fies pode mudar isso. Depois você poderá estar trabalhando e irá pagar tranquilamente os seus estudos, já tendo o diploma em mãos.

Será que esse financiamento do Governo Federal também está disponível para quem sonha em estudar medicina?

Existe Fies 2021 para o curso de Medicina?

inscrições fies 2021 para medicina

Sim, é possível receber o financiamento estudantil para cursar medicina em uma universidade particular. Inclusive é um dos cursos prioridade no programa do Fies 2021.

Só que existem dois grandes “poréns” para financiar o curso de medicina no Fies. O primeiro é que é extremamente concorrido, você precisará de uma nota alta.

A segunda questão, ou o segundo porém, é que nem sempre o financiamento é de 100%. Você precisará analisar bem se conseguirá pagar o resto da mensalidade, caso seu financiamento não seja completo. E garantir que conseguirá pagar o financiamento após se formar.

Mas antes de qualquer uma dessas coisas é preciso saber se você está dentro dos requisitos…

Quem pode concorrer a uma vaga?

O Fies é um programa para facilitar o acesso da população ao Ensino Superior, por isso existem sim alguns requisitos para poder se candidatar. Para que você possa se candidatar ao Fies você precisa estar dentro das seguintes situações:

  • Ter realizado qualquer edição do Enem a partir de 2010;
  • Ter ganho como média das provas do Enem acima de 450 pontos;
  • Não ter zerado a redação do Exame Nacional do Ensino Médio;
  • Para concorrer nas modalidades Fies e P-Fies a família do candidato pode receber até no máximo 3 salários mínimos mensais por pessoa;
  • Já para se candidatar apenas na modalidade P-Fies a família do candidato deverá possuir de renda familiar per capita, por pessoa, entre 3 e 5 salários mínimos.

A sua nota do Enem é um dos pontos mais importantes para conseguir um financiamento do Fies para o curso de Medicina.

Veja mais sobre as notas para medicina no Fies em nosso próximo tópico!

Qual é a nota de corte do Fies 2021 para medicina?

sisfies sistema 2021

Como falamos, a sua nota de Enem é o que poderá ou não dar a sua vaga para estudar medicina com o Fies. Por isso é importante que você conheça as notas, se prepare e busque atingir a maior nota possível para ingressar na medicina que você tanto sonha.

Por isso separamos três notas de corte para medicina, preste atenção:

  • Média do Brasil – 754.78 pontos no Enem;
  • Maior nota de corte do Brasil – 831 pontos no Enem;
  • Menor nota de corte do Brasil – 720 pontos no Enem.

Como você sabe que existem duas modalidades, Fies e P-fies. Para Fies, existe lista de espera Fies 2021. Se você não foi selecionado na chamada regular, ainda pode participar da lista de espera e tem outra chamada.

Para P-fies, só existe uma chamada única!

Quem leu esse artigo também gosta:

Você sabe como isso funciona exatamente?

Como funciona a seleção dos candidatos?

Os candidatos ao Fies, seja para medicina ou para outros cursos, são classificados em ordem decrescente,ou seja a maior nota ficará em primeiro lugar na classificação.

Se o universitário tiver participado de mais de uma edição do Exame, será considerada a edição na qual ele teve a maior média.

Caso hajam notas idênticas, o desempate será determinado pela maior nota em cada área na ordem:

  • Redação;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

E as inscrições do Fies para medicina?

Como fazer a minha inscrição para Medicina?

As inscrições para o Fies acontecem pela internet todos os anos. Uma vez para o ingresso no primeiro semestre e outra para o ingresso no segundo.

Você precisa acompanhar os portais oficiais e realizar a sua inscrição online (pelo link) quando as mesmas estiverem abertas.

Para isso você já irá poder fazer simulações do seu financiamento e ver as vagas disponíveis para você. É importante ter muito cuidado e atenção nesse processo, afinal envolverá o financeiro de seus próximos anos de vida.

Conseguiu tirar as dúvidas sobre o Fies para medicina? Então compartilhe agora mesmo!

Inep_Oficial

PaginadoParticipante.com é um portal votado para estudantes que quiserem ficar dentre das notícias sobre: Enem, Sisu, Prouni, Fies, Encceja, Fatec, Etec, e muitos mais programas do Governo Federal do país. Não perca a sua chance e faça a inscrição agora. Fique ligado/a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *