Encceja 2021 – requisitos, inscrições, provas, cronograma confirmado

Encceja 2021 – requisitos, inscrições, provas, cronograma confirmado

Artigo revisado em 19 de outubro de 2020

Se você é um jovem ou adulto preocupado porque não conseguiu concluir os estudos dentro do prazo e deseja muito entra no mercado de trabalho ou quem sabe ingressar em uma universidade, saiba que o sonho de concluir os estudos não é distante, o Encceja é um programa que possibilita justamente que esses estudantes brasileiros que estavam longe das escolas tenham a chance de obter a sua certificação de conclusão. Então entenda como é possível participa do programa Encceja 2021!

Encceja 2021

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Um programa que foi criado com o intuito de fazer com brasileiros que precisam de seu certificado de conclusão do ensino fundamental ou do médio por meio de um exame. E para esse exame acontecer o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mais conhecido como INEP tem a responsabilidade de fazer com que essa possibilidade possa existir. O Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos seja muito além de um referencial para a educação básica, seja também mais uma porta que possibilita a concretização da conclusão da formação escolar.

Muitos jovens e adultos buscam o exame justamente por que tiveram que desistir de prosseguir com a sua formação por vários motivos e dessa forma, o Encceja acaba sendo uma possibilidade de concretizar o que estava difícil de ser concluído.

Requisitos Encceja 2021

Requisitos Encceja 2021

Os requisitos estão direcionados a quem pode fazer o exame de avaliação e posteriormente ter a certificação. Dessa forma, confira quem pode fazer o exame:

  • Para aqueles que desejam ter o certificado do ensino fundamental, esses devem ter no mínimo 15 anos de idade completos até a data da avaliação;
  • Para aqueles que desejam ter o certificado do ensino médio, esses devem ter no mínimo 18 anos de idade completos até a data da avaliação;
  • É importante ressaltar que a avaliação é gratuita e voluntária, ou seja, nenhum candidato será obrigado a realizar o exame;

Dessa maneira, fica mais completo o entendimento de quem pode ou não fazer a avaliação do Enceja que é oferecida gratuitamente aos interessados em qualquer região do Brasil, e mesmo que este esteja morando no exterior, o interessado pode consultar o Inep para tentar viabilizar a realização do exame por vias mais diplomáticas.

Inscrição Encceja 2021

inscrições na página participante encceja
página do participante encceja

Para quem deseja fazer a prova do Encceja 2021 deve ficar atento aos prazos estabelecidos segundo o edital que é lançado em Julho, e a partir do dia 15 de Agosto é iniciado as inscrições para o exame, porém, a data de inscrição ainda será confirmada com o órgão competente para que assim os interessados não percam os prazos.

Saiba como é possível fazer a inscrição online pelo passo a passo:

  • Acesse o site do Encceja oficial pelo link CLIQUE AQUI;
  • Escolha a opção Página do participante Encceja;
  • Na sequência informe seu CPF, data de nascimento, escolha uma imagem sugerida pelo site e clique em Enviar;
  • Informe seus dados pessoais;
  • Escolha qual será a sua certificação (ensino fundamental ou médio);
  • Clique em Finalizar

Ao finalizar a inscrição, o interessado(a) poderá fazer a impressão do comprovante de inscrição e aguarda a realização da prova, onde é importante lembrar que a inscrição é totalmente gratuita.

O que estuda para Encceja

A prova é estruturada de acordo com o nível de escolaridade, provas direcionadas para os interessados em obter a certificação para o ensino fundamental e provas direcionadas para os que desejam a certificação do ensino médio pode estudar através das disciplinas que são:

  • Ensino Fundamental

Português, Matemática, Artes, Educação Física, História, Geografia, Ciências Naturais, Lingua Estrangeira e uma redação com o tema atual;

  • Ensino Médio

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Ciências Humanas e suas tecnologias

Ciências Naturais e suas tecnologias

Matemáticas e suas tecnologias

Redação com um tema atual

Para quem for fazer a prova do Ensino Médio, a estrutura da prova remete muito a prova do Enem que também é administrada pelo INEP. Para obter a certificação de conclusão para o ensino fundamental ou mesmo o médio é de suma importância que o estudante fique atento a pontuação mínima exigida que seria de 100 pontos na prova objetiva nas duas ocasiões, e a redação equivale de 0 a 10 pontos, ou seja, se o candidato alcançar 50% da prova objetiva e da redação possivelmente garante assim a devida certificação.

Provas

candidatos encceja na sala da prova

Após ter conhecimento sobre as exigências feitas no edital, saber quais são as disciplinas para cada formação, fazer a inscrição em Agosto, o interessado(a) terá tempo suficiente para se preparar para a avaliação isso porque as provas serão aplicadas em Novembro, porém, a data ainda será definida pelo INEP.

O INEP também disponibiliza aos estudantes que buscam esse certificado uma apostila de apoio para seus estudos, ou seja, uma apostila direcionada a formação escolhida e com os temas que serão solicitados na prova objetiva, dando assim mais uma dinamizada na hora de fazer a sua pova.

Os locais de provas são divulgados no final do mês de agosto e as provas são aplicadas em agosto, dessa maneira, basta o estudante saber o seu local de prova e no dia da prova estar munido de um documento com foto e caneta esferográfica preta para realiza a sua prova.

Ainda não existe uma data definida para a divulgação do resultado, porém, esse será feito entre Dezembro e Janeiro, mas o estudante poderá fazer uma análise de quantas questões o mesmo conseguiu acerta na prova, isso porque após a realização da prova o gabarito é liberado com as respostas oficiais.

O resultado individual terá uma data específica para que posteriormente aqueles que alcançarem a nota mínima possa depois solicita seu certificado de conclusão encceja.

Apostilas gratuitas

Apostilas encceja

Confira seguintes os materiais de estudo para encceja 2021 disponíveis de graças no site oficial do encceja inep.

Livro Introdutório

  • Introdutório

Livro do Professor

  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Livro do Estudante (Ensino Fundamental)

  • Matemática
  • Ciências
  • História e Geografia
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física

Livro do Estudante (Ensino Médio)

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

O site para baixar as apostilas é aqui!

Cronograma Encceja 2021

calendário encceja 2021

Enfim, favor siga o cronograma para Encceja 2021:

Encceja foi adiado e depois cancelado para 2020. Última edição aconteceue em 2019 com mais de 1 milhão de inscritos. E todos os candidatos têm sonho de tirar um certificado. Porém, apnea 38% de inscritos conseguiram ser aprovados e receber sua certificação de conclusão de estudo.

Para 2021, o exame é muito esperado, então, não perca as datas importantes:

  1. Lançamento do edital: abril
  2. Inscrições: maio
  3. Cartão de confirmação: agosto
  4. Provas: agosto

Se viver mais dúvidas, favor leia os artigos relevantes em nosso site.

Inep_Oficial

Inep_Oficial

PaginadoParticipante.com é um portal votado para estudantes que quiserem ficar dentre das notícias sobre: Enem, Sisu, Prouni, Fies, Encceja, Fatec, Etec, e muitos mais programas do Governo Federal do país. Não perca a sua chance e faça a inscrição agora. Fique ligado/a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *