Página do Participante Encceja

Página do Participante Encceja é o link oficial do Inep Mec para realizar inscrições para encceja, consultar cartão de confirmação da inscrição e entre outros. Todas as inscrições devem ser feitas online. Também pode encontrar cronograma, material de estudo, baixar apostilas, provas anteriores, gabarito e resultado. Leia as dicas aqui.

Atualizada no dia 6 de dezembro: Resultado ENCCEJA 2019 pode ser consultado na página do participante do Encceja Inep.

Para fazer a sua consulta, deve ter em mão: CPF e senha

Passo 1: entre no site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicialencceja inep

Passo 2: clique PÁGINA DO PARTICIPANTE

Passo 3: digite seu CPF e senha cadastrada (se esqueceu a senha, pode clique em esqueci minha senha e recuperar)entre o sistema

Para poder solicitar a certificação, o candidato deve ter atingido o mínimo 100 pontos em cada uma das áreas e mínimo de 5 pontos na redação!

E, quantos pontos tem?


O ENCCEJA é mais um programa criado pelo Governo, e seu maior intuito além de avaliar o conhecimento e desempenho dos interessados, é também o de possibilitar que os estudantes brasileiros possam emitir o seu certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Com isso, a cada ano que se passa, esse exame vai ganhando um número maior de inscritos, isso porque, a importância de ter os estudos concluídos traz grandes benefícios, um desses benefícios seria a formação e a possibilidade de conquista uma oportunidade de emprego com a formação concluída.

Critério do encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos foi lançado com o intuito do estudante ter a sua certificação, porém tem alguns critérios para participar como também para acessar as informações após a inscrição.

A participação do candidato é gratuita e voluntária, porém os interessados devem ter 15 anos completos até a data da prova para quem é do ensino fundamental. E ter 18 anos completos até a data da prova para quem fizer a prova do ensino médio.

  • se for buscar a certificação do ensino fundamental

O participante precisa de ter pelo menos 15 anos completos na data de realização do Exame

  • se for buscar a certificação do ensino médio

O participante tem que ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame

As inscrições são feitas pelo site do ENCCEJA 2020, apenas pela internet e após a confirmação de inscrição, o candidato só pode ter acesso às informações como local de prova, divulgação de resultado e emissão do certificado apenas pela Página do Participante ENCCEJA 2020, que tem grande importância para acessar os dados dos interessados nas provas ENCCEJA 2020.

Inscrições encceja

O ENCCEJA é um caminho para quem precisa do certificado de conclusão, e para não ficar de fora desse exame, os interessados devem ficar atentos na data de inscrição que terá início no dia 15 de Abril, e segue assim até o dia 26 de Abril de 2020, às 23h59 pelo horário oficial de Brasília. Mediante o lançamento do edital, as provas serão aplicadas em 04 de Agosto.

O candidato após fazer a sua inscrição no site, só poderá ter acesso pelas informações de local de prova e o resultado obtido apenas pela página do participante ENCCEJA 2020. Caso o interessado não saiba como acessar o portal, logo abaixo segue o passo a passo para utilizar a Página do Participante Encceja.

Acessar a Página do Participante é muito simples, a única coisa que você precisa ter feito é ter se inscrito no Encceja 2019 dentro do prazo estipulado pelo MEC (Ministério da Educação).

Tendo feito a inscrição do Encceja é só você fazer o seguinte para acessar a Página do Participante:

  • Acesse o link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial e clique em Inscrição 2020inscricoes encceja 2020
  • Preencha o seu CPF (Cadastro da Pessoa Física);página do participante encceja login
  • Coloque a senha que você recebeu para o acesso ao fazer a sua inscrição;
  • Clique na figura correta para a verificação;
  • Clique em enviar e acesse a sua Página do Participante do Encceja 2020 instantaneamente!

Viu só como é simples acessar a Página do Participante? Basta ter acesso a internet, ter se inscrito no prazo e ter a senha que você provavelmente recebeu por e-mail ao se inscrever.

Não é preciso pagar nenhum valor para poder participar do Encceja 2020. É completamente gratuito.

Cartão de Confirmação da inscrição – local da prova

cartão de confirmação da inscrição

Muitos candidatos estão ansiosos para saber onde vai fazer as provas do Encceja. Porém, o inep só deixe para última hora para lançar o cartão de confirmação.

No caso de Encceja 2019, o cartão de confirmação da inscrição só é lançado no dia 12 de agosto. E as provas são no dia 25 de agosto.

Ainda bem, acesse a página do participante Encceja e consulta seu endereço do exame. É recomendado que baixe, imprima o cartão de confirmação da inscrição também.

Veja como acessar página do participante passo a passo:

Página do Participante Encceja

Página do Participante Encceja

Após a inscrição feita na data determinada, o candidato fará acesso das informações através da página do participante. O acesso é feito quando o interessado acessa o site do ENCCEJA 2020 e posteriormente é direcionado até a página principal. Para saber como acessar a página do participante encceja 2020, siga as instruções abaixo:

  1. Acesse o site da PÁGINA DO PARTICIPANTE (link endereço eletrônico);
  2. Logo em seguida, informe seu CPF e a senha escolhida no ato da inscrição;
  3. Clique na figura solicitada no portal;
  4. Para acessar o site, clique em “ENVIAR”

Após ser feito esse procedimento, a página vai direcionar o candidato as informações desejadas. Na página do participante ENCCEJA 2020, o candidato fica ciente do local da prova em Agosto, como também qual o seu resultado na prova. O acesso é simples, e nele o interessado na prova do ENCCEJA 2020 fica por dentro de todas as informações necessárias.

Se quiser inscrever-se no encceja 2020, clique aqui e entre.

Informações úteis

A Página do Participante Encceja 2020 é portal para acessar às informações:

  • Orientações ao participante
  • Inscrições
  • Recuperação de senha
  • Materiais para Estudo
  • Provas e Gabaritos
  • Editais e Portarias
  • Outros Documentos
  • Matrizes de Referência

Página do Participante encceja

Case você não quiser fazer enem, tem ainda outra oportunidade e opção: encceja 2020.

Sim, Encceja é O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Provas Encceja

O processo do Encceja começar por uma inscrição online. O único momento que você precisará sair de casa para o Encceja é na hora de realizar a prova. E se passar, para buscar o seu diploma na escola que escolheu.

Na prova cairão conteúdos de acordo com o nível que você escolheu (Fundamental ou Médio). O raciocínio lógico e interpretação textual também farão muita diferença na hora do exame.

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais;
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia;

Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);

Os gabaritos e resultados podem ser consultados na página do participante do Encceja a partir da data determinada pelo Inep. Fique ligado.

Depois vamos ver como retirar seu certificação encceja!

Certificado Encceja – emissão

Qual a nota mínima que preciso atingir? Para você ser aprovado no Encceja 2019 e Encceja 2020, você precisa atingir as notas:

  • Certificação do Ensino Fundamental – O participante deve atingir no mínimo o nível 100 em cada uma das provas objetivas (a escala varia do nível 60 ao nível 180);
  • Certificação do Ensino Médio – O participante deve atingir no mínimo o nível 100 em cada uma das provas objetivas (a escala varia do nível 60 ao nível 180).

Se você passou todas as quatro provas e redação, você vai pode emitir um Certificado de conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino médio, dependendo de qual nível que escolheu a fazer.

Se você não conseguiu passar todas as provas, você somente pode tirar uma Declaração Parcial de Proficiência.

Lembrando que a emissão da certificação é responsibilidade da SEDUC do seu estado ,ou, das instituições parceiras do Inep MEC. Solicite o seu certificado em instituição Certificadora que escolheu quando fez a sua inscrição depois que consultou seu resultado.