Como usar nota do Enem 2019

nota enem 2019

Há pelo menos 5 formas em como usar nota do Enem 2019 a fim de você conquistar uma graduação. Confira abaixo quais são elas e escolha a que melhor atenda o seu interesse e necessidade!

Como funciona o exame

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio possibilita que você ingresse em uma universidade pública e/ou privada sem passar pelo vestibular.

Você utiliza a nota obtida na prova e na redação em um dos programas do governo como, por exemplo, o ProUni. Desse modo, realiza o seu grande sonho em cursar um nível superior, seja ele gratuito ou não (bolsa ou financiamento).

Apesar de você conhecer alguns desses programas, certamente, há outros que você vai descobrir aqui! Saiba como usar nota do Enem 2019 e escolha qual deles é o melhor para você!

Como usar nota do Enem 2019 – 5 formas diferentes

como usar nota do enem 2019

Sisu, ProUni, Fies – essas são algumas formas de como usar nota do Enem 2019. Selecionamos 5 opções para você ter a oportunidade de escolher, além dessas citadas!

1 – Bolsa parcial ou integral – ProUni

ProUni – Programa Universidade para todos é a oportunidade de você conseguir uma bolsa parcial ou integral usando a nota Enem 2019. Para concorrer, você precisa:

  • Ser concludente do ensino médio em escola pública
  • Ter comprovação de renda familiar que cumpra a exigência do programa (teto mínimo)
  • Não ter zerado a prova Enem 2019
  • Ter atingido 450 pontos na prova Enem 2019

Para saber de mais informações, clique ProUni.

2 – Ingressar na universidade pública federal ou estadual – Sisu

nota enem 2019

O Sisu – Sistema de Seleção Unificada é uma forma de usar a nota Enem 2019 para ingressar em um curso de nível superior. É destinada para concorrer a vaga na universidade pública, tanto a federal como estadual em todo o país.

Ele trabalha com nota de corte que é a pontuação mínima que você deve atingir para o curso desejado. Sendo assim, você deve procurar saber, pois se diferencia.

Saiba mais detalhes acessando Sisu.

3 – Financiamento estudantil – FIES

Outra maneira de usar a nota Enem 2019 é por meio do financiamento estudantil chamado de FIES. Com ele, você financia toda a graduação pagando uma mensalidade com um preço mais acessível.

É necessário preencher os requisitos mínimos para participar do processo de seleção como comprovar renda familiar baixa. Agora, tem mais uma novidade, o novo Fies.

Descubra mais informações clicando FIES.

4 – Estudar em Portugal

Uma das opções também para usar nota Enem 2019 é concorrendo a uma das vagas nas instituições portuguesas. Algumas que fizeram parceria com o Brasil já aceitam a pontuação para ingresso nos seus cursos.

Sendo assim, você tem que passar pelos critérios de cada uma, além da nota. As universidades que aceitam são:

  • Universidade de Coimbra
  • Universidade de Algarve
  • Universidade da Beira Interior
  • E outras!

5 – Ingressar em universidade particular sem vestibular

Algumas universidades brasileiras aceitam a nota Enem 2019 para ingresso em um de seus cursos, sem ter a necessidade de realizar o tradicional vestibular. Sendo assim, ele é chamado de ingresso direto, no qual você só faz a matrícula e começa a estudar.

No entanto, é preciso que verifique quais as universidades que aceitam a nota Enem 2019 de seu município. Além disso, é importante analisar quais os critérios para participar.

Você descobriu 5 formas diferentes de usar a sua nota Enem 2019 e, com isso, iniciar os seus estudos de nível superior.

Se quiser, deixe um comentário! Compartilhe, se assim desejar!

Deixe uma resposta